Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Fundador da Portas Abertas, irmão André, celebra 92 anos

Publicado

em

Hoje o irmão André completa 92 anos! Agradeça e ore pela vida do fundador da Portas Abertas

Hoje o Irmão André, fundador da Portas Abertas, completa 92 anos. Era 11 de maio de 1958 quando mais um integrante da família van der Bijl nasceu em Witte, Holanda. Desde pequeno, a fascinação por aventuras fazia Anne (Irmão André) transcender a realidade dura em que vivia. Filho de ferreiro, o menino observava o pai levantar às cinco da manhã para cuidar da horta da família e depois pedalar mais de seis quilômetros até o trabalho, em Alkmar. Os seis filhos permaneciam em casa na companhia da mãe, uma mulher com doença cardíaca forçada a ficar parte do dia sentada ouvindo rádio.

A residência era a menor da rua, mas era bastante frequentada. “Por nossa porta fluía uma corrente infindável de moradores de rua, pregadores itinerantes, ciganos que sabiam que seriam bem-vindos à mesa da mamãe. Naquela noite, o queijo era cortado em fatias mais finas, a sopa aumentada com água, mas um convidado nunca era recusado, relata Anne no livro “O Contrabandista de Deus”.

Em 1945, o jovem foi indagado sobre quais planos teria para o futuro. “Eu sabia o que queria por certo: encontrar, de alguma maneira, uma vida que fugisse aos padrões normais. Encontrar aventura”, revelou. Em tempos de guerras, o exército foi o local onde Anne achou que encontraria um motivo significativo para viver. “Tudo o que fizemos naqueles dois anos, no campo de batalha ou à retaguarda, descansando no acampamento, era nos extremos. Quando lutávamos, nós os fazíamos como loucos. Quando bebíamos, nós o fazíamos até perder o juízo. Juntos rodávamos de bar em bar, arremessando nossas garrafas de gim vazias nas vitrines das lojas”, relembrou.

Mas uma bala que atravessou o tornozelo do jovem soldado durante uma batalha o tirou da guerra. Estirado em uma maca de hospital de campanha na Indonésia, o jovem ouvia os médicos discutindo se os membros dele deveriam ser amputados ou não. “Minha grande aventura falhou. Pior, tinha vinte anos e descobri que não havia nenhuma aventura de verdade em nenhum lugar do mundo”, reconheceu. O destino de Anne estava traçado, nunca mais caminharia sem a ajuda de uma bengala.

Mas um dia, um amigo encontrou uma pequena Bíblia no fundo da mochila do soldado e entregou a ele. “Nos dois anos e meio, desde que minha mãe me dera a Bíblia, eu nunca a abri”, reconheceu. Logo começou a devorar o livro e leu de uma vez todos os evangelhos captando pouco do profundo significado. “Seria de fato verdade tudo aquilo?”, indagava-se. Mas os meses no hospital iam passando e o ressentimento pela nova realidade encontrou lugar no coração do holandês. “Tão logo fui capaz de andar, comecei a sair do hospital toda noite, após o jantar, para manquejar dolorosamente até o bar mais próximo e beber até esquecer de tudo”, contou. (Essa história continua)

Publicidade

Últimas notícias

Brasil/Mundo8 horas atrás

Governo anuncia empréstimo de até R$ 1 mil pelo aplicativo Caixa Tem

O aplicativo da Caixa é usado para pagar o Auxílio Emergencial

Brasil/Mundo9 horas atrás

Amor e inclusão: menina de oito anos grava aulas para ensinar Libras ao avô

Ao ver a dificuldade do avô Lourival, 79, Maria Eduarda deu uma verdadeira aula de empatia e generosidade

Brasil/Mundo1 dia atrás

Tempestade de areia assusta moradores do interior de São Paulo

A tempestade de poeira chegou a municípios também de Minas Gerais próximos do estado paulista.

Brasil/Mundo1 dia atrás

Reações da vacina contra a Covid-19 faz tenista francês desistir da temporada: “Me arrependi de ter tomado”

Aos 34 anos, ficar afastado dos treinos e jogos pode fazer com que ele se aposente mais cedo do que...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Bolsonaro e Michelle testam negativo para Covid-19

O presidente não está vacinado e a primeira-dama se vacinou durante viagem aos EUA

Brasil/Mundo1 dia atrás

Jotta A volta a chocar seguidores ao postar foto seminu

O cantor deixou o mercado gospel e tem recebido muitas críticas na sua primeira música secular

Brasil/Mundo1 dia atrás

Entidades de Direito Religioso comentam decisão de Barroso que impede a entrada de missionários em tribos indígenas isoladas

Na semana passada, o ministro Barroso aceitou parcialmente ao pedido feito pelo PT contra os missionários em tribos indígenas

Bastidores4 dias atrás

Frente Evangélica emite nota de repúdio à decisão de Barroso sobre missionários em terra indígenas

Nota critica a decisão e chama ação de "ideologia anticristã"

Brasil/Mundo4 dias atrás

Comissão especial conclui votação da reforma administrativa

Proposta seguirá para análise no Plenário da Câmara; para ser aprovada, são necessários dois turnos de votação

Brasil/Mundo4 dias atrás

Espanha: Partido Socialista quer prender grupos pró-vida que atuam na porta de clínicas de aborto

Clínicas abortistas pressionam o governo espanhol para tonar as ações pró-vida “um crime de obstrução ao direito ao aborto”