Conecte-se conosco

Tocantins

Governo do Tocantins estuda parceria para beneficiar escolas agrícolas e agropecuárias

Entidades do setor estão unidas para este projeto que visa a capacitação profissional

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), estudam parceria para realização de trabalho conjunto nas Escolas Famílias Agrícolas (Efas) e Escolas/Colégios Agropecuárias e Agrícolas, direcionada à capacitação para atuação na agricultura, agronegócio e pecuária.

A parceria foi discutida na sexta-feira, 9, em reunião realizada pelos titulares dos órgãos que irão realizar as atividades de forma compartilhada. Durante a reunião foi acordada a formação de uma comissão que terá sua primeira reunião nesta segunda-feira, 12, para iniciar o estudo e elaboração do projeto e da metodologia do trabalho conjunto e cooperativo para formação dos estudantes da rede estadual de ensino.

De acordo com a titular da Seduc, Adriana Aguiar, os envolvidos na proposta irão utilizar de suas expertises para aperfeiçoar o trabalho que já vem sendo realizado nas unidades de ensino que trabalham com a realidade do campo. “Esse trabalho conjunto visa impulsionar a capacitação profissional dos jovens para atuação dentro da cadeia produtiva do estado, incentivando o trabalho de pesquisa, assistência técnica e a busca por parcerias e investidores. Uma formação integral para os nossos alunos”, ressaltou.

Conforme o gestor da Seagro, Jaime Café, a parceria pode auxiliar na permanência de jovens nas propriedades rurais e na sucessão dos negócios familiares.

“Temos trabalhado na área econômica com diversos empresas parceiras que podem no futuro integrar essa iniciativa com estágios para os jovens, trabalhamos com unidades tecnológicas demonstrativas com produtores e suas famílias, essas ações objetivam demonstrar inovação tecnológica que aos olhos dos jovens trazem para si a oportunidade do campo como mercado de trabalho, mas ainda o resultado é lento. Com essa possibilidade de somarmos com a Seduc, Adapec, Ruraltins e Itertins poderemos colher frutos muito positivos para o setor agropecuário e para a Educação”, enfatizou.

O presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, colocou-se à disposição para compor a comissão técnica na elaboração do plano de trabalho compartilhado para o apoio ao desenvolvimento de ferramentas de promoção à extensão rural, destacando ainda que a proposta pode ser aliada ao projeto que o órgão já vem devolvendo no Centro Agrotecnológico do Tocantins (Agrotins).

“Estamos instalando URTs [unidades de referência tecnológica] que podem subsidiar as escolas com matrizes genéticas de qualidade, como a mandioca, o arroz e o feijão, cadeias produtivas de relevância para serem inseridas no processo metodológico de ensino. E sim, dispomos de técnicos qualificados que podem atuar no desenvolvimento rural de ferramentas voltadas para a extensão nas escolas agrícolas”, frisou.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo6 horas atrás

Israel fará testes com vacina em pílulas contra Covid-19

A vacina Oravax é projetada para atingir três proteínas estruturais do vírus, em vez da proteína de pico único direcionada...

Brasil/Mundo6 horas atrás

Por não reconhecer Israel como país, judoca da Argélia se nega a lutar contra israelense

Para os islâmicos, enfrentar um atleta israelense é reconhecer o país e muitos se negam a fazê-lo

Brasil/Mundo9 horas atrás

Roberto Jefferson dispara contra embaixador da China no Brasil: “Pilantra que articula contra o governo”

No Twitter, Jefferson chamou o diplomata de “vagabundo que a China mandou para o Brasil”

finanças finanças
Brasil/Mundo10 horas atrás

62,5 milhões de brasileiros estão inadimplentes, aponta estudo da Serasa

Serasa realiza a ação "Limpa Nome" que permite negociar dívidas com até 99% de desconto

Brasil/Mundo10 horas atrás

Braga Netto desmente Estadão: “Desinformação que gera instabilidade”

Apesar da declaração do ministro da Defesa, o jornal mantém a reportagem no ar

Brasil/Mundo10 horas atrás

Bolsonaro assina projetos de lei em favor da família e contra o aborto

Em reunião com o Presidente da República Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (21), o Ministério da Mulher, da Família e dos...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Ministro da Defesa quebra o silêncio e condiciona eleições de 2022 ao voto impresso

General Walter Braga Netto mandou recado para o presidente da Câmara, afirmando que as eleições de 2022 devem ser "auditáveis"...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Deputada Rosane Felix repudia desenho com ideologia de gênero e linguagem neutra da Netflix

"Ridley Jones – a Guardiã do Museu" tem um personagem não binário e uma família de múmias com dois pais

Brasil/Mundo1 dia atrás

Redes sociais terão emojis de homens grávidos

Homens trans são mulheres biológicas que fizeram a mudança de gênero

Brasil/Mundo2 dias atrás

Prouni 2021: MEC divulga resultado da primeira chamada

Pré-selecionados precisam apresentar documentos para comprovar informações