Conecte-se conosco

Tocantins

Hospital Geral de Palmas recebe Projeto inédito de Telemedicina Pediátrica

Publicado

em

Da Redação JM Notícia

Profissionais da Unidade Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Geral de Palmas (HGP) agora contam com suporte de profissionais de excelência do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), para discussão de casos e esclarecimentos de dúvidas da rotina diária de atendimentos da UTI, com uso da tecnologia do Projeto de Telemedicina Pediátrica. Este projeto torna possível o compartilhamento de informações em tempo real, por meio de videoconferências, entre a equipe da instituição em Porto Alegre e equipes assistenciais do HGP.

“A função deste projeto é contribuir e auxiliar a equipe de profissionais de saúde do HGP, trazendo de forma remota, a oportunidade de ter contato com profissionais qualificados do Hospital Moinhos de Vento, no sul do país, considerado referência em pediatria, sendo um dos cinco hospitais de excelência do Brasil. Os profissionais do HGP terão à disposição médicos intensivistas da UTI pediátrica de Moinhos para dar suporte na condução dos casos que necessitarem. A ideia não é o especialista tomar conta do caso e sim contribuir com os profissionais do HGP”, informou analista de negócio da área de tecnologia da informação do Hospital Moinhos de Vento, Anderson Rosa dos Reis.

O Secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, que participou da 1ª primeira videoconferência do projeto, nesta quinta-feira, 1, ressaltou que este serviço vem fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins. “Nosso objetivo é prestar o melhor serviço de saúde ao usuário, e contar com o suporte de profissionais de referência em pediatria para auxiliar nossos profissionais. Todo este aparato de tecnologia beneficiará os pacientes que procuram nosso serviço”, destacou.

A diretora adjunta do HGP, Renata Duran, comemorou a implantação do projeto na UTI pediátrica do HGP. “Estamos orgulhosos, o HGP foi selecionado entre as diversas instituições do país, como um dos dois primeiros projetos a serem implantados no Brasil, junto com o Hospital Regional Norte de Sobral (CE). Esta troca de experiências que vai acontecer entre as duas instituições diariamente on-line, é muito importante, tendo em vista a melhoria e a qualificação da assistência com troca de saberes. Isso tudo vem fortalecer a assistência ao usuário”, afirmou.

Quem aprovou a implantação do projeto foi o médico plantonista que atua há 11 anos na UTI pediátrica do HGP, Cláudio Luis Teodoro. “Neste projeto nós, profissionais, temos o contato imediato com outros intensivistas, para esclarecer dúvidas com especialistas de excelência por meio do monitor. Podemos mostrar algo do nosso serviço e a equipe do Hospital de Porto Alegre pode contribuir com nossos pacientes e com o serviço de pediatria, salvando diversas vidas”, concluiu animado.

O HGP foi um dos dois hospitais do Brasil selecionados para implantar este projeto nas Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). Este trabalho faz parte do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, voltado ao fortalecimento do SUS, especificamente em Telemedicina, que vem a contribuir com os hospitais da região Norte do país.

Como funciona?

O paciente ao ser internado na UTI é cadastrado previamente no sistema do projeto, com autorização da família para liberação de imagens. As videoconferências serão agendadas diariamente com a equipe de Porto Alegre, onde é possível o especialista ter acesso aos dados e imagem do paciente pela videoconferência. No momento que o médico for leito a leito verificar os pacientes ao assumir o plantão naquele dia, ele vai estar trocando informações com o médico de Porto Alegre. O médico do Hospital gaúcho terá os dados e a imagem do paciente (pela câmera) e conversarão sobre o caso do paciente.

Sobre o projeto

O projeto Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva Pediátrica por Telemedicina (Teleutip) busca aproximar a expertise da equipe multidisciplinar do Hospital Moinhos de Vento a outras unidades do Brasil. O projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). Das cinco UTIs pediátricas candidatas a receberem o Telemedicina em UTIP, o Tocantins e o Ceará foram selecionados.

AGROTINS 2021

Últimas notícias

Brasil/Mundo2 dias atrás

Programa abre inscrições para capacitar mulheres negras para o mercado de trabalho

Finalistas poderão ser contratadas para estágios na Avon

Brasil/Mundo2 dias atrás

Lula enaltece Renan Calheiros e defende senador na CPI da Pandemia: “Não existe político perfeito”

Mais que amigos: O senador pode ser vice de Lula nas eleições presidenciais de 2022, segundo colunistas políticos de Alagoas

Brasil/Mundo3 dias atrás

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10

Neste ano, serão escolhidos 10 docentes como ganhadores

Brasil/Mundo3 dias atrás

Hungria apresenta lei que proíbe a promoção da homossexualidade para menores de 18 anos

O país tem adotado ações para proteger os valores tradicionais e a herança da nação de maioria cristã do ativismo...

Brasil/Mundo4 dias atrás

Bolsonaro diz que vai vetar ‘passaporte sanitário’ para vacinados contra a Covid

Texto foi aprovado no Senado e seguirá para a Câmara dos Deputados

Brasil/Mundo6 dias atrás

Levantadora de pesos diz que a presença de atletas trans tornará o jogo olímpico “injusto”

Laurel Hubbard já competia nos campeonatos masculinos até que em 2013 se tornou mulher trans

Brasil/Mundo6 dias atrás

PM de Alagoas exonera subcomandante que defende Bolsonaro e ataca opositores nas redes sociais

Um dia após a exoneração, o militar publicou uma foto no Facebook e escreveu: "Entre o louco e o corrupto,...

Brasil/Mundo6 dias atrás

Benjamin Netanyahu deixa o cargo de primeiro-ministro de Israel

Novo premiê foi eleito pelo parlamento israelense após acordos políticos

Brasil/Mundo6 dias atrás

Biden hasteia a bandeira LGBT na embaixada dos EUA no Vaticano e é criticado

Entre os críticos está o pastor Franklin Graham que entendeu a decisão como um desrespeito ao simbolismo religioso do Vaticano

Brasil/Mundo6 dias atrás

Mandato de Benjamin Netanyahu chega ao fim em Israel

É a primeira vez que o partido árabe Ra’am fará parte oficialmente do governo, que terá apoio de uma coalização...