Conecte-se conosco

Opinião

Jornalista muda área de atuação e passa a propagar só notícias positivas na internet

Após um sério problema de saúde, Rinaldo de Oliveira optou por noticiar apenas coisas boas.

Publicado

em

Um estudo realizado com 4165 voluntários nos Estados Unidos observou o consumo de notícias negativas, como atentados ou desastres naturais, e apontou que esse tipo de conteúdo por pode levar a um ciclo de tristezas e preocupações, prejudiciais à saúde emocional e física de quem o lê de forma exagerada.

Foi o que aconteceu com o jornalista Rinaldo de Oliveira. Acostumado com o universo jornalístico e com mais de 30 anos de carreira na área, há alguns anos atrás, foi parar no hospital. O indício era de que estar em contato com notícias sobre assassinatos, roubos, corrupções e outras tragédias estava interferindo na sua saúde.

“Eu tive um problema de estômago muito forte quando apresentava um telejornal aqui em Brasília. O programa dava muita notícia ruim. Então, fui parar no hospital e, depois de muitos exames, descobri que estava somatizando, era alguma coisa na minha cabeça que não estava fazendo bem na minha vida”, explica Rinaldo.

A partir de então, o jornalista mudou o direcionamento da sua carreira, deixou a bancada do telejornal que apresentava e passou a se dedicar apenas às notícias positivas, lançando um portal totalmente voltado para as “good news”. A iniciativa não só melhorou o seu bem-estar, como também o ajudou a cumprir com mais liberdade um desejo antigo.

“No fundo, eu nunca gostei de cobrir tragédia, violência. Mas, como jornalista, cumpria minha função. Eu consegui uma forma de me livrar disso. Então hoje eu vivo de só notícia boa e não preciso mais emprestar a minha cara para entrar na casa das pessoas levando um caminhão de notícias ruins para piorar o dia delas”, celebra a mudança.

Só Notícia Boa

Impulsionado por uma dor de estômago, o Só Notícia Boa (https://www.sonoticiaboa.com.br/) foi criado por Rinaldo em 2011. Hoje o site é um dos maiores portais de notícias positivas do Brasil. Com 2 milhões de acessos mensais e milhares de seguidores nas redes sociais, o volume de acesso demonstra a preferência dos leitores pelo consumo de notícias positivas.

Como o próprio Rinaldo define no editorial do portal, no Só Notícia Boa “não é notícia quem mata, mas quem salva. Não quem rouba, mas quem é honesto. Não quem agride, mas aquele que faz boas ações. Não noticiamos tragédias, só casos com final feliz. Em vez de preconceito, damos histórias de superação.”

No site, é possível navegar por editorias como Boas Ações, Brasil, Entretenimento, Mundo, Negócios, Saúde, Sustentável, Tecnologia. Todo o conteúdo, sendo parte dele autoral, é mantido por Rinaldo e sua esposa, a também jornalista Andrea Fassina. A filha do casal, Lorena Fassina, comanda as redes sociais do portal.

O público também entra como um “produtor de conteúdo”, o que acaba contribuindo para uma pluralidade de histórias com a cara do Brasil. “Temos vários pauteiros que são os nossos leitores. Muita gente manda as histórias de onde moram. Por exemplo, uma pessoa mora lá no Amazonas onde aconteceu uma notícia boa que não repercutiu em rede nacional, ela quer ver isso sendo repercutido. Nós checamos se é tudo verdade e noticiamos”, diz o jornalista.

Rinaldo também deixa claro que o seu trabalho não é “anti-jornalismo” e nem para que as pessoas deixem de consumir notícias com histórias negativas. O Só Notícia Boa tem a intenção de equilibrar, inspirar o bem e mostrar que o ser humano também tem ações positivas que ajudam a melhorar o mundo. “Começou porque eu queria fazer alguma coisa que melhorasse o meu estômago e acabou melhorando o de muita gente”, brinca Rinaldo.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 

AGROTINS 2021

Últimas notícias

Brasil/Mundo1 dia atrás

Programa abre inscrições para capacitar mulheres negras para o mercado de trabalho

Finalistas poderão ser contratadas para estágios na Avon

Brasil/Mundo1 dia atrás

Lula enaltece Renan Calheiros e defende senador na CPI da Pandemia: “Não existe político perfeito”

Mais que amigos: O senador pode ser vice de Lula nas eleições presidenciais de 2022, segundo colunistas políticos de Alagoas

Brasil/Mundo2 dias atrás

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10

Neste ano, serão escolhidos 10 docentes como ganhadores

Brasil/Mundo2 dias atrás

Hungria apresenta lei que proíbe a promoção da homossexualidade para menores de 18 anos

O país tem adotado ações para proteger os valores tradicionais e a herança da nação de maioria cristã do ativismo...

Brasil/Mundo3 dias atrás

Bolsonaro diz que vai vetar ‘passaporte sanitário’ para vacinados contra a Covid

Texto foi aprovado no Senado e seguirá para a Câmara dos Deputados

Brasil/Mundo5 dias atrás

Levantadora de pesos diz que a presença de atletas trans tornará o jogo olímpico “injusto”

Laurel Hubbard já competia nos campeonatos masculinos até que em 2013 se tornou mulher trans

Brasil/Mundo5 dias atrás

PM de Alagoas exonera subcomandante que defende Bolsonaro e ataca opositores nas redes sociais

Um dia após a exoneração, o militar publicou uma foto no Facebook e escreveu: "Entre o louco e o corrupto,...

Brasil/Mundo5 dias atrás

Benjamin Netanyahu deixa o cargo de primeiro-ministro de Israel

Novo premiê foi eleito pelo parlamento israelense após acordos políticos

Brasil/Mundo5 dias atrás

Biden hasteia a bandeira LGBT na embaixada dos EUA no Vaticano e é criticado

Entre os críticos está o pastor Franklin Graham que entendeu a decisão como um desrespeito ao simbolismo religioso do Vaticano

Brasil/Mundo5 dias atrás

Mandato de Benjamin Netanyahu chega ao fim em Israel

É a primeira vez que o partido árabe Ra’am fará parte oficialmente do governo, que terá apoio de uma coalização...