Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Jovem tocantinense reescreve a Bíblia à mão em oito meses e alcança recorde nacional

Publicado

em

Da Redação – Débora Senna

lucas-rodrigues-biblia

Lucas Rodrigues, da Igreja Batista quebrou record nacional – Foto: Débora Senna

A bíblia foi reproduzida de novo! Se essa informação soa banal é porque você ainda não sabe que, desta vez, não se trata da publicação de uma nova versão. Mas da proeza realizada por Lucas Rodrigues, 24, fiel frequentador da igreja  Batista Getsêmani e escrevente em um cartório da Capital, que à mão e utilizando quatro cadernos e 28 canetas esferográficas, reescreveu as escrituras sagradas em oito meses. Na semana que marca a comemoração do dia da Bíblia, o exemplo do jovem, que exibe orgulhoso o  resultado de seu trabalho, faz saltar os olhos de quem aprecia boas histórias, ostentando uma disposição que faz lembrar  a vanguarda daqueles que, ao longo da história, contribuíram com as inúmeras traduções e o consequente acesso ao livro mais lido do mundo.

“Estou começando mais um desafio que desejei no meu coração e que Deus veio confirmar. […] Não sei quanto tempo vou demorar, mas eu sei que vou conseguir”, diz Lucas ao inaugurar um tipo de diário de bordo- uma série de vídeos que registraram a jornada do rapaz, que se estendeu até o dia 2 de novembro.

biblia-recordNo rosto, o sorriso fácil de Lucas, substitui as palavras e o primeiro contato imprime a imagem de um moço tímido. A modéstia perceptível na entrevista e nos vídeos, esconde o foco e a ousadia de quem venceu o desafio que impôs a si mesmo. Lucas HolybBible, como é apelidado pelos amigos da igreja que frequenta, se inspirou em Lauane Viana, jovem paulista, registrada no RankBrasil como recordista entre os “manuscritores” da Bíblia. O jovem, que acaba de atingir a marca de Lauane, acredita que o apego ao livro, que é manual de fé para o cristãos,  está diretamente ligado à sua “identidade em Deus. Não há como conhecê-lo sem ler”.

Para reescrever as passagens, fidedignamente, da criação ao juízo final, ele não dava trégua. No primeiro mês, escrevia das 18h às 22h, todos os dias, após a chegada do trabalho, depois acrescentou à rotina o exercício de acordar às 5h, orar por trinta minutos e depois escrever até por volta de 7h. Já nos finais de semana e feriados, Lucas dobrava o emprenho, chegando a escrever por 12 horas, com pequenos intervalos para alimentação e higiene pessoal.

jovem-biblia

Lucas Rodrigues durante momento em que reescrevia a Bíblia – Foto: Arquivo Pessoal

Antes de se auto desafiar ele se descobriu um apaixonado pelo livro sagrado. Este ano, fez a leitura integral da Bíblia 3 vezes e no ano passado, só no mês de dezembro, concluiu em nove dias. Para quem tem interesse em repetir a façanha, ele deixa a dica; “Para ler em nove dias você não faz mais nada, só lê. Nesse período, eu também acordava às 5h da manhã, orava até umas 5h30 e ficava até às 18h. Parava para comer e ir ao banheiro”, pontua.

“Fiz um cálculo de 100 páginas por dia e segui o plano. No terceiro, pensei em desistir, no quinto retomei o ânimo e acabei lendo mais do que o normal por alguns momentos”, afirma o escrevente, que aproveitou a folga final de ano para estabelecer o próprio recorde. “Falei  para Deus que se ganhasse a folga, eu faria a leitura. Por incrível que pareça, fui o  único dispensado para o recesso”, acrescenta.

Segundo ele, nem o fato de ter  reescrito a Bíblia em oito meses, tão poucos as contínuas leituras o deixaram vaidoso, como temia no começo. “Percebi que minha força vem de Deus. Se não fosse ele, teria parado”, revela.

Ao final dos dias que marcaram sua vida, o diário de bordo mostra o  receio e timidez de Lucas em divulgar o feito. “Foram dias cansativos. Seja o que Deus quiser.  Por enquanto ninguém sabe, só eu. Não sei se divulgo ou não. Mas Deus está tocando no meu coração para divulgar e estimular as pessoas a lerem. No momento certo, com certeza, isso vai à tona”, declarou sem saber que seria personagem de reportagem especial.

O que dizem os amigos

“Esse ano, quatro jovens da igreja já concluíram a leitura da Bíblia por causa do testemunho dele, sendo que dois pela primeira vez. […] Me sinto orgulhoso. Quem dera, todo jovem fosse igual o Lucas”, declara o amigo e líder de jovens da igreja Batista Getsemani, no Santa Bárbara, Philipe Braga.

“Ele é referencial para nós em comprometimento, dedicação e amor ao próximo. Seu coração é cheio de bondade e suas falas cheias de verdade e mansidão, somos gratos ao Senhor pela vida dele e por nos presentear com essa honra de lidera-lo e caminhar ao lado dele”, define o menino prodígio, a amiga e também líder de jovens, Eliene Alves.

AGROTINS 2021

Últimas notícias

Brasil/Mundo2 dias atrás

Programa abre inscrições para capacitar mulheres negras para o mercado de trabalho

Finalistas poderão ser contratadas para estágios na Avon

Brasil/Mundo2 dias atrás

Lula enaltece Renan Calheiros e defende senador na CPI da Pandemia: “Não existe político perfeito”

Mais que amigos: O senador pode ser vice de Lula nas eleições presidenciais de 2022, segundo colunistas políticos de Alagoas

Brasil/Mundo3 dias atrás

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10

Neste ano, serão escolhidos 10 docentes como ganhadores

Brasil/Mundo3 dias atrás

Hungria apresenta lei que proíbe a promoção da homossexualidade para menores de 18 anos

O país tem adotado ações para proteger os valores tradicionais e a herança da nação de maioria cristã do ativismo...

Brasil/Mundo4 dias atrás

Bolsonaro diz que vai vetar ‘passaporte sanitário’ para vacinados contra a Covid

Texto foi aprovado no Senado e seguirá para a Câmara dos Deputados

Brasil/Mundo6 dias atrás

Levantadora de pesos diz que a presença de atletas trans tornará o jogo olímpico “injusto”

Laurel Hubbard já competia nos campeonatos masculinos até que em 2013 se tornou mulher trans

Brasil/Mundo6 dias atrás

PM de Alagoas exonera subcomandante que defende Bolsonaro e ataca opositores nas redes sociais

Um dia após a exoneração, o militar publicou uma foto no Facebook e escreveu: "Entre o louco e o corrupto,...

Brasil/Mundo6 dias atrás

Benjamin Netanyahu deixa o cargo de primeiro-ministro de Israel

Novo premiê foi eleito pelo parlamento israelense após acordos políticos

Brasil/Mundo6 dias atrás

Biden hasteia a bandeira LGBT na embaixada dos EUA no Vaticano e é criticado

Entre os críticos está o pastor Franklin Graham que entendeu a decisão como um desrespeito ao simbolismo religioso do Vaticano

Brasil/Mundo6 dias atrás

Mandato de Benjamin Netanyahu chega ao fim em Israel

É a primeira vez que o partido árabe Ra’am fará parte oficialmente do governo, que terá apoio de uma coalização...