Conecte-se conosco

Brasil/Mundo

Ministério da Saúde envia mais 3,9 milhões de vacinas da AstraZeneca/Oxford para todo o país

Destas, 27.100 serão destinadas ao Estado do Tocantins

Publicado

em

Estados e Distrito Federal começam a receber a partir desta quinta-feira (6/5) mais lote de vacinas Covid-19. O Ministério da Saúde está enviando para todo o Brasil 3,9 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, adquiridas por meio do consórcio Covax Facility. O imunizante foi produzido na fábrica da farmacêutica na Coreia do Sul e chegou ao Brasil no último fim de semana. A nova remessa é dividida de forma proporcional e igualitária entre as Unidades Federativas.

O novo lote é destinado para a primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e de pessoas com deficiência permanente. As orientações estão no 16° informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Destas, 27.100 serão destinadas ao Estado do Tocantins.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante. No caso da vacina da AstraZeneca/Oxford, o intervalo entre as doses é de 12 semanas.

PRÓXIMAS ENTREGAS

O Ministério da Saúde já prepara o envio de novos lotes de vacinas Covid-19 do Instituto Butantan e da Pfizer/BioNTech. A pasta aguarda a chegada de 1 milhão de doses da Coronavac para iniciar a distribuição para todo o País – elas serão destinadas para a segunda dose da população. O 16º informe técnico será atualizado com a divisão aos estados e DF assim que os imunizantes estiverem disponíveis para o Ministério da Saúde.

A partir da próxima segunda-feira (10/5), mais 1,1 milhão de doses da Pfizer também começam a ser enviadas para as 27 capitais brasileiras, para a primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e de pessoas com deficiência permanente – o intervalo entre uma dose e outra da vacina da Pfizer é de 12 semanas.

PÁTRIA VACINADA

O Ministério da Saúde está coordenando a 18ª pauta de distribuição de doses para a campanha de vacinação contra a Covid-19, iniciada no dia 18 de janeiro. Até o momento, contando com esse novo lote, já foram destinadas a todas as Unidades Federativas mais de 73,9 milhões de doses de imunizantes, com um alcance de aproximadamente 47,2 milhões de brasileiros.

Até o dia 6 de maio, mais de 45,7 milhões de doses já foram aplicadas. O andamento da vacinação no país pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.

SOBRE A COVAX FACILITY

O Brasil é um dos quase 200 países que integram a iniciativa global, criada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a produção de imunizantes contra a Covid-19, permitindo o acesso justo e igualitário às vacinas através das parcerias com os laboratórios.

O contrato do Governo Federal prevê 42,5 milhões de doses até o fim de 2021. Dessas, já chegaram ao país quase 5 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzida na Coreia do Sul. Mais 4 milhões de doses do mesmo laboratório são esperadas para o terceiro trimestre e outras 842,4 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech estão previstas até junho, todas por meio do consórcio.

A aliança global Covax é coliderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI) e pela Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

AGROTINS 2021

Últimas notícias

Brasil/Mundo15 horas atrás

PGR pede ao STF para rejeitar ações de Bolsonaro contra o lockdown

O presidente, através da AGU, entrou com uma ação contra o lockdown adotado em três estados: Pernambuco, Paraná e Rio...

Brasil/Mundo16 horas atrás

Rosa Weber suspende convocações de governadores à CPI da Pandemia

Ação movida por governadores alega que o Senado Federal não tem competência para julgar os chefes do Poder Executivo estaduais

Brasil/Mundo1 dia atrás

Revalida 2021: pedido de recursos para documentos indeferidos deve ser feito a partir de hoje

Provas da primeira etapa do exame serão aplicadas no dia 5 de setembro

Brasil/Mundo1 dia atrás

TSE vai adotar linguagem neutra em sua comunicação com os eleitores

Órgão lançou um guia sobre a adoção de formas neutras, abrangentes e representativas de tratamento, respeitando a identidade de gênero...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Ditador da Coreia do Norte admite crise alimentar no país

As fronteiras fechadas para conter a covid-19 impediu o acesso de suprimentos agrícolas, além disso, a economia do país também...

Brasil/Mundo4 dias atrás

Programa abre inscrições para capacitar mulheres negras para o mercado de trabalho

Finalistas poderão ser contratadas para estágios na Avon

Brasil/Mundo5 dias atrás

Lula enaltece Renan Calheiros e defende senador na CPI da Pandemia: “Não existe político perfeito”

Mais que amigos: O senador pode ser vice de Lula nas eleições presidenciais de 2022, segundo colunistas políticos de Alagoas

Brasil/Mundo5 dias atrás

Bolsonaro diz que filiação ao Patriotas “está quase certa”

Há uma ala da legenda que não quer permitir que o presidente e seu grupo político assumam o controle do...

Brasil/Mundo5 dias atrás

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10

Neste ano, serão escolhidos 10 docentes como ganhadores

Brasil/Mundo5 dias atrás

Hungria apresenta lei que proíbe a promoção da homossexualidade para menores de 18 anos

O país tem adotado ações para proteger os valores tradicionais e a herança da nação de maioria cristã do ativismo...