Conecte-se conosco

Tocantins

MPE recomenda que municípios do Bico do Papagaio acelerem a vacinação contra a Covid

Também é recomendado o início imediato da imunização da população em geral, conforme o critério etário, observando-se o estoque atual de doses e o cronograma de entrega de vacinas futuras

Publicado

em

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu recomendação a seis municípios do Extremo-Norte do Tocantins, nesta segunda-feira, 14, orientando pela adoção de medidas que consigam reverter, de forma urgente, os baixos índices de aplicação das doses de vacinas contra Covid-19 recebidas pelas prefeituras. Nas cidades, o percentual de vacinas aplicadas varia entre 56,95% e 67,83%, em relação ao total de doses recebidas.

As recomendações foram emitidas pelas Promotorias de Justiça das comarcas de Xambioá e Ananás, sendo direcionadas aos seguintes municípios: Araguanã (56,95%), Cachoeirinha (62,30%), Riachinho (62,80%), Ananás (65,07%), Angico (67,30%) e Xambioá (67,83%).

Recomenda-se que as prefeituras apliquem as vacinas no prazo de até 10 dias após o seu recebimento, devendo, para tanto, adotar providências como a ampliação dos pontos e dos horários de vacinação, a realização de ações itinerantes e a organização de mutirões de vacinação nos finais de semana.

Os gestores são orientados também a ampliar os grupos prioritários, incluindo categorias não previstas de forma expressa no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, como gestantes e puérperas sem comorbidades, conselheiros tutelares, motoristas do transporte público e de aplicativos, bem como entregadores de “delivery”.

Também é recomendado o início imediato da imunização da população em geral, conforme o critério etário, observando-se o estoque atual de doses e o cronograma de entrega de vacinas futuras, com os avanços graduais necessários.

Os prefeitos e secretários municipais de Saúde também são orientados a adotar estratégias específicas com relação à população em situação de vulnerabilidade e a praticar medidas proativas de monitoramento da cobertura vacinal, identificando pessoas que estão com pendências vacinais, inclusive com relação à segunda dose, para a busca ativa dos usuários faltosos.

A recomendação do Ministério Público considera o atual cenário epidemiológico e a necessidade de vacinação da população o mais rápido possível, tendo em vista que a medida pode reduzir o impacto da pandemia sobre o sistema hospitalar e preservar vidas.

O não acatamento dos termos da recomendação pode implicar na adoção de providências administrativas e judiciais com relação aos gestores.

Alimentação de sistemas
Em contato com os secretários municipais de Saúde, as Promotorias de Justiça de Xambioá e Ananás também têm solicitado a adoção das providências necessárias para as informações relacionadas à vacinação sejam incluídas nos sistemas oficiais em tempo real, de modo que as informações disponíveis ao público e às autoridades reproduzam a realidade. (Flávio Herculano)

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo12 horas atrás

ADENOM se prepara para realizar a 13ª Conferência de Avivamento e Missões em Novo México – Vila Velha

A Igreja fica na rua Rosa de Ouro, número 470- em frente a praça do bairro.

Brasil/Mundo15 horas atrás

Sisu 2021.2: inscrições começam nessa terça (03)

Programa disponibiliza vagas de graduação em universidades públicas

Brasil/Mundo21 horas atrás

Manifestação pelo voto impresso lota Avenida Paulista

O deputado federal Eduardo Bolsonaro esteve no evento e falou ssobre a perseguição política contra conservadores; Assista

Brasil/Mundo4 dias atrás

ANAJURE defende liberdade do colégio batista notificado por vídeo contra a ideologia de gênero

"O vídeo em questão, ainda que expresse discordância quanto às teorias de gênero, não estimula qualquer conduta discriminatória", diz a...

Brasil/Mundo4 dias atrás

Livro infantil enfrenta a ideologia de gênero: “Elefantes não são pássaros”

"O livro é uma repreensão absoluta à aceitação da transexualidade e ao número crescente de jovens que se identificam como...

Brasil/Mundo4 dias atrás

Cursos profissionalizantes são aliados na busca pelo emprego

Evento on-line e gratuito vai debater a educação profissionalizante

Brasil/Mundo5 dias atrás

Pandemia afetou o comportamento de responsáveis por crianças de até três anos em famílias de classe D

Isolamento e crise financeira trouxeram efeitos perversos da desigualdade nas classes mais baixas

Brasil/Mundo5 dias atrás

Bolsa Família pode ter reajuste de 50% ou mais, diz ministro

Valores passarão a ser pagos a partir de novembro

Brasil/Mundo5 dias atrás

“O povo vai reagir em 2022 se não tivermos uma eleição democrática”, diz Bolsonaro

O presidente tem defendido a aprovação do projeto de lei pelo voto impresso auditável

Brasil/Mundo6 dias atrás

Lei do Superendividamento favorece negociação e cobrança humanizada

Início das multas no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados também deve frear a oferta de crédito a...