Conecte-se conosco

Tocantins

‘Não é sair matando’, diz mãe de jovem morto por PM em Formoso do Araguaia

Publicado

em

Wilque Romano foi baleado pelas costas — Foto: Arquivo Pessoal

Mais de 10 meses após a morte de Wilquer Romano, a mãe do jovem prestou depoimento e pediu justiça. “Não é sair matando um e outro. Quero que seja feita justiça por isso”, disse Valdirene Romano após ser ouvida. A primeira audiência do caso foi nesta quarta-feira (21), no fórum de Formoso do Araguaia. O jovem morreu em janeiro deste ano após levar um tiro nas costas durante uma abordagem da Polícia Militar.

Nesta quarta-feira foram ouvidas sete testemunhas de acusação e quatro da defesa do réu, o soldado da PM, Leandro Marques. O militar, que teria atirado em Wilque, também foi ouvido na audiência que durou cerca de quatro horas.

Segundo o promotor de justiça, Roberto Freitas, houve contradições em alguns depoimentos. “As contradições acontecem desde a fase investigativa. Agora já é outro direcionamento. Não há depoimentos homogêneos”, explicou.

Em frente ao fórum de Formoso do Araguaia foram colocadas faixas com pedidos de justiça. A audiência durou cerca de quatro horas, mas ainda não houve uma decisão se o militar será levado a júri popular. As duas partes pediram para que outras duas pessoas possam testemunhar e uma nova audiência deve ser realizada em até 30 dias.

AD em Formoso do Araguaia sai pelas ruas da cidade para comemorar o Dia da Bíblia

O advogado da família de Wilque Romano pediu para o juiz ouvir o sargento Rick Bueno, que estava junto com o réu no dia da abordagem. Por outro lado, a defesa do policial solicitou que um instrutor de tiros da PM seja ouvido para explicar como funciona o padrão de abordagem da polícia. Os novos depoimentos devem ser realizados em Gurupi.

O caso

O jovem Wilque Romano da Silva, de 19 anos, foi morto com um tiro nas costas na noite de 3 de janeiro, em Formoso do Araguaia, na região sul do Tocantins. A Polícia Militar disse na época que os policiais atiraram após o jovem reagir e tentar sacar uma arma. Parentes da vítima disseram que ele não tinha arma.

Um vídeo foi feito com um celular assim que um morador do bairro ouviu o tiro. Ele ficou atrás de uma árvore, a poucos metros dos policiais.

As imagens mostram Wilque no chão e um policial militar da Força Tática abaixado. Os policiais mexem na cena do crime usando luvas descartáveis e um deles aparece com uma sacola de plástico. Ele se aproxima do corpo e não dá para ver o que faz. Em seguida, caminha para a viatura com a sacola e volta sem nada.

A Polícia Civil terminou o inquérito sem indiciar ninguém pela morte do jovem. Em março a Delegacia de Polícia Civil de Formoso do Araguaia marcou um novo depoimento de uma testemunha sobre o homicídio. A solicitação foi feita pelo (MPE), que também pediu cópias de documentos.

O MPE havia pedido que a Polícia Civil ouvisse novas testemunhas e afirmado que o inquérito foi entregue à promotoria sem que diligências necessárias para esclarecer o caso tivessem sido feitas.

A promotoria também havia pedido acesso ao inquérito da Polícia Militar que investiga a mesma situação. O objetivo era esclarecer um trecho do depoimento do PM Leandro Marques de Castro. O militar afirma que recebeu uma sacola de um morador da região para recolher os objetos de Wilque depois que ele já estava no chão.

Com informações G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo45 minutos atrás

ADENOM se prepara para realizar a 13ª Conferência de Avivamento e Missões em Novo México – Vila Velha

A Igreja fica na rua Rosa de Ouro, número 470- em frente a praça do bairro.

Brasil/Mundo4 horas atrás

Sisu 2021.2: inscrições começam nessa terça (03)

Programa disponibiliza vagas de graduação em universidades públicas

Brasil/Mundo10 horas atrás

Manifestação pelo voto impresso lota Avenida Paulista

O deputado federal Eduardo Bolsonaro esteve no evento e falou ssobre a perseguição política contra conservadores; Assista

Brasil/Mundo3 dias atrás

ANAJURE defende liberdade do colégio batista notificado por vídeo contra a ideologia de gênero

"O vídeo em questão, ainda que expresse discordância quanto às teorias de gênero, não estimula qualquer conduta discriminatória", diz a...

Brasil/Mundo3 dias atrás

Livro infantil enfrenta a ideologia de gênero: “Elefantes não são pássaros”

"O livro é uma repreensão absoluta à aceitação da transexualidade e ao número crescente de jovens que se identificam como...

Brasil/Mundo3 dias atrás

Cursos profissionalizantes são aliados na busca pelo emprego

Evento on-line e gratuito vai debater a educação profissionalizante

Brasil/Mundo4 dias atrás

Pandemia afetou o comportamento de responsáveis por crianças de até três anos em famílias de classe D

Isolamento e crise financeira trouxeram efeitos perversos da desigualdade nas classes mais baixas

Brasil/Mundo4 dias atrás

Bolsa Família pode ter reajuste de 50% ou mais, diz ministro

Valores passarão a ser pagos a partir de novembro

Brasil/Mundo4 dias atrás

“O povo vai reagir em 2022 se não tivermos uma eleição democrática”, diz Bolsonaro

O presidente tem defendido a aprovação do projeto de lei pelo voto impresso auditável

Brasil/Mundo5 dias atrás

Lei do Superendividamento favorece negociação e cobrança humanizada

Início das multas no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados também deve frear a oferta de crédito a...