500 anos da Reforma Protestante e seus benefícios para a sociedade ocidental

Destaque

Da Redação JM Notícia

Nesta terça-feira (31) a Reforma Protestante completa 500 anos, cinco séculos que marcaram a história do mundo ocidental não apenas pela divisão da Igreja Católica, mas por diversos benefícios que o protesto de Martinho Lutero trouxe para a sociedade em geral. 

Uma das maiores mudanças foi a contribuição da Reforma para a Educação, que até então era oferecida apenas pela Igreja Católica, mas com a Reforma, passou a ser oferecida pelos municípios, províncias e estados. 

Por isso é possível afirmar que foi pela Reforma Protestante que se criou a educação pública e totalmente gratuita. Tudo isso pela publicação de 1524 de Martinho Lutero com o nome de "Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha, para que criem e mantenham escolas cristãs". 

Outro grande benefício que a Reforma Protestante trouxe para a sociedade foi a separação entre a Igreja e o Estado. Naquela época, o Papa tinha poder superior aos chefes de Estado, até que o protesto de Lutero - e outros que se espalharam pela Europa - fizeram com que os Estados buscassem a separação com a Igreja Católica. 

Outro benefício vindo com a Reforma Protestante é a liberdade de expressão, vinda depois da separação entre a Igreja e o Estado, por conta do ensinamento de que o cristão tem sua consciência cativa somente a Deus. 

O acesso à Bíblia, e consequentemente a outros livros, também foi uma grande conquista da sociedade ocidental, pois Lutero foi utilizou a imprensa inventada pelo alemão Johannes Gutenberg para imprimir a versão da Bíblia em Alemão.