6 principais cuidados com seus cachorros neste tempo de quarentena

Artigos

A quarentena está acometendo todos nós humanos, em todos os países. E o mesmo vale para os nossos animaizinhos, que vivem conosco. Ainda que os cães não fiquem doentes com o COVID-19, eles ainda precisam de cuidados especiais neste tempo de quarentena.

Nesse artigo, vamos explorar os principais cuidados que você, enquanto tutor ou tutora, deverá ter com seus pequenos. Lembre: ainda que o cuidado principal esteja centrado na saúde dos humanos, o seu cachorrinho depende completamente de você, e precisa da devida atenção nesse período.

Confira abaixo as 6 principais obrigações que devem estar no topo da sua mente quando se fala no lidar com seu cãozinho:

Como lidar com cães no contexto de quarentena

Cães são seres muito sociáveis, e com o distanciamento social, assim como a drástica mudança de rotina em diversas casas, a vida dos pequenos pode ter se tornado bem estressante. Para melhorar a qualidade de vida deles, confira essas 6 dicas simples:

De olho na saúde

Os serviços veterinários não serão tão acessíveis por um certo período de tempo, portanto, procure ter total certeza que seu animalzinho está em perfeitas condições de saúde, assim como devidamente vermifugado.

Uma boa dica é usar o Simparic para proteger seu cachorro de parasitas e até mesmo sarnas. Lembrando que o Simparic, por exemplo, deve ser aplicado a cada 35 dias;

Passeios regulares  

Ainda que o distanciamento e o isolamento social sejam chave para a contenção da pandemia, você tutor de um cãozinho precisa se atentar às necessidades do animal. Dentre elas, o passeio é indispensável.

Portanto, procure encontrar momentos do dia em que as ruas estejam mais desertas para passear com seu cachorro, por ao menos 10 ou 20 minutos;

Entretenimento

Para nós humanos o uso de plataformas como a Netflix, Prime Video e redes sociais como um todo aumentou exponencialmente. Os cãezinhos não possuem esse privilégio de entretenimento.

Portanto, tente inserir mais brinquedos em sua casa, assim como, procure separar um momento de seu dia para brincar com o cãozinho, ainda mais se ele for filhote;

Treinamento

O estímulo intelectual dos cachorros também é uma ótima forma de manter os cachorros saudáveis na quarentena.

Tendo de conviver mais conosco nesse período, os cães podem se tornar mais estressados e angustiados com a mudança na rotina. Uma boa forma de sanar isso é investindo em treinamentos. No YouTube você pode encontrar diversos vídeos sobre adestramento canino!

Atenção à ansiedade

Alguns cãezinhos são propensos a desenvolver ansiedade quando muitas coisas mudam na rotina. Caso o seu cachorro passe a morder as patas, arrancar parte dos pelos, ou mesmo se tornar depressivo, parando de comer e sem animação – procure um veterinário!

Em certos casos, ainda que oferecendo brinquedos, petiscos e etc, o cão não sai do ciclo de ansiedade. E, nesses momentos, um profissional deve ser inserido no cenário;

Manutenção recorrente de todos os pontos

Por fim, devemos lembrar que ainda não sabemos quando a tão comentada “nova normalidade” chegará. Tampouco, como ela será. Por isso, se você ainda não se ajustou ao cenário de quarentena, comece tendo certeza de que seu cãozinho está em dia com todos os medicamentos, como falamos mais acima sobre o Simparic, por exemplo.

Procure também se organizar para oferecer ao seu cão uma rotina que seja tanto tranquilizante quanto exercitante. Juntos, com a devida organização e comprometimento, poderemos passar por esse cenário pandêmico sem mais delongas e sem tanto estresse para ambas as partes.

Ajuste-se às necessidade de seu cão

Vale ainda lembrar que seu cãozinho pode ter algumas necessidades que são diferentes das de outros pequenos. Nesses casos, lembre de se adaptar ao que o seu cão precisa. Dessa maneira, a convivência entre você e ele será muito mais produtiva e menos estressante.

Seguindo os passos dispostos mais acima, e reparando também no comportamento de seu pequeno, o período da pandemia poderá até mesmo estreitar os laços entre você e o seu cãozinho.