Brasil

China não autoriza especialistas da OMS para investigar origem do coronavírus

Dois integrantes da organização foram impedidos de entrar no país.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira (5) que o regime comunista da China impediu a chegada de uma equipe de especialistas que pretendem investigar as origens da pandemia do coronavírus.

De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, dois cientistas da equipe das Nações Unidos já haviam deixado seus países de origem para Wuhan, quando foram impedidos por autoridades chinesas de entrar no país.

“Estou muito desapontado com essa notícia”, disse Tedros em entrevista coletiva em Genebra na terça-feira. “Estive em contato com altos funcionários chineses e mais uma vez deixei claro que a missão é uma prioridade para a OMS e a equipe internacional.”

O acordo entre China e OMS pretendia garantir a entrada da equipe de especialistas. Tedros disse que a organização está “ansiosa para iniciar a missão o mais rápido possível”. Ele afirmou que o regime chinês garantiu que permitiria a entrada.

O diretor executivo do programa de emergências de saúde da OMS, Dr. Michael Ryan, disse que os membros da equipe foram impedidos, supostamente, porque havia um problema com os vistos.

Saiba + 135 evangélicos da mesma igreja foram presos na China, diz agência

Com informações Gospel Prime