Tocantins

Deputado Antônio Andrade é reeleito presidente da AL-TO

O atual presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), Antônio Andrade (PTB), foi reconduzido nesta terça-feira, 07, à Presidência da Casa de Leis.

Veja como ficou composta a Mesa Diretora: Deputado Cleiton Cardoso (1º Vice-Presidente), o deputado Léo Barbosa (2º Vice-Presidente), o deputado Jair Farias (1º Secretário), o deputado Valdemar Júnior (2º Secretário), a deputada Vanda Monteiro (3ª Secretária) e a deputada Amália Santana (4ª Secretária).

A Assembleia decidiu que em razão da crescente disseminação do novo coronavírus, e pelo bem-estar dos deputados e dos servidores, a sessão extraordinária para a eleição da Mesa Diretora, na manhã de terça-feira, 7, não seria aberta ao público externo.

Biografia

Antonio Poincaré Andrade Filho (PTB) é mais conhecido como Toinho Andrade. Nascido em Porto Nacional, casado com Virginia Pereira da Silva Andrade, pai de Daniela de Cássia, Tony Márcio, Patrícia e Marcus Vinícius. Filho de Antonio Poincaré Andrade e Dinorah José Costa, políticos tradicionais de Porto e região, e de quem herdou o gosto pela política. Foi vereador em Porto Nacional por três mandatos e presidente da Câmara. Em 2002, foi candidato a deputado estadual, tornando-se primeiro-suplente. De 1º de novembro de 2004 a novembro de 2005, assumiu a vaga no parlamento estadual. Nas eleições de 2006, novamente ficou na primeira suplência. Em 2007, assumiu a Secretaria Extraordinária de Coordenação Institucional do Estado. Em 2009, assume o mandato definitivo como parlamentar na Assembleia Legislativa, onde foi vice-líder do DEM e, na eleição de 2010, assumiu a vaga de deputado, sendo reeleito em 2014. Em 2018 foi eleito novamente deputado estadual, com 18.947 votos.