Dicas: podcasts podem ser aliados no estudo do inglês

Utilizar podcasts que ajudam a melhorar o aprendizado do inglês é uma estratégia para ampliar os conhecimentos sobre o idioma. O inglês é um dos idiomas mais importantes do mercado de trabalho e ser fluente na língua é fundamental para os profissionais que desejam conquistar melhores oportunidades e ter uma carreira de sucesso. 

“Nós aprendemos a falar ouvindo as pessoas e tentando imitá-las, então não é uma grande surpresa o fato desse tipo de recurso ser tão benéfico para aqueles que buscam desenvolver suas habilidades em um novo idioma”, opina o professor de inglês Thales Alberto, criador do Café Bilíngue, curso criado para o ensino da língua de forma mais dinâmica e em contexto.

Quanto ao tipo de direcionamento abordado nos podcasts, o professor Thales sugere equilíbrio para aqueles que utilizam a ferramenta como forma de estudo. “Aprender gramática [no inglês] é muito importante. Ao mesmo tempo, não adianta ser muito bom com a gramática e não saber contextualizar esse conhecimento. Recomendo aos aprendizes de inglês que mesclem os dois tipos de conteúdo em suas rotinas de estudos”, aconselha.

Além desse formato de produtos, outras formas de estudar podem contribuir para quem busca ter mais domínio com o idioma. No final, o que importa mesmo é o estudante consumir o material ao qual mais se identifica.

“A internet é um campo vasto de oportunidades para quem quer aprender inglês. Vídeos, podcasts, blogs com foco em gramática e/ou situações cotidianas... No próprio Instagram a gente encontra uma gama de opções. No @cafe.bilingue, por exemplo, o conteúdo é pensado justamente para ajudar os seguidores a exercitarem as habilidades de comunicação de formas múltiplas. Audiovisual e design para que as pessoas que acompanham a página aprendam inglês em contexto, de forma leve, consciente e eficaz”, conclui Thales.

Dicas de podcasts:

Os podcasts são programas no formato de áudio que podem ser acompanhados no decorrer do dia a dia. Assim, fica mais fácil incluir os estudos na rotina diária. Nessa lista, apresentamos alguns podcasts que vão melhorar o seu inglês, com aulas completas sobre o idioma. Confira:

6 Minute English 

Criado pela rede britânica BBC, o podcast 6 Minute English tem uma série de episódios que abordam uma notícia ou informação para ser discutida em inglês. Em episódios há discussões sobre questões da atualidade, como a vida pós-pandemia, mudanças provocadas pela Covid-19 nas cidades e temáticas curiosas, como a comida utilizada no espaço. Além de treinar a técnica da escuta (listening), no site, é disponibilizada uma transcrição do episódio completo e uma lista com o vocabulário mais relevante usado pelos apresentadores. 

Disponível em: SpotifyApple Podcasts e Google Play

Premier Skills English 

O nosso aprendizado se torna muito mais fácil quando conseguimos combinar o conteúdo com assuntos do nosso cotidiano. Essa é a proposta do Premier Skills English, criado através de uma parceria entre a Premier League e o British Council. O podcast tem como proposta contribuir para o entendimento do idioma de forma gratuita através de bate-papo sobre futebol. 

Disponível em: SpotifyApple Podcasts e site do British Council

Podcasts in English 

Com aulas que têm menos de cinco minutos de duração, o programa conta com uma variedade de conteúdos. As aulas são divididas em três níveis: básico e pré-intermediário, intermediário e avançado. O podcast também possui episódios específicos para abordar exercícios que melhoram a pronúncia e inglês para negócios. 

Disponível em: no site e Apple Podcasts

English Podcast 

Com uma linguagem mais informal, o programa apresenta diferentes dicas que ajudam o estudante ao longo do seu aprendizado. Por exemplo, como aprender inglês mais rápido, estudar sozinho e ter mais autonomia ao estudar o idioma. Há, ainda, aulas com foco em gramática, vocabulário e pronúncia. As aulas são em formato de bate-papo e são apresentadas em português, o que facilita o entendimento de quem ainda está iniciando no entendimento do idioma. 

Disponível em: SpotifyApple PodcastsCastbox e Deezer

The English We Speak 

Considerado um podcast de nível mais avançado, as aulas são focadas em apresentar algumas "gírias" ou expressões mais atuais do idioma. Como exemplo, o uso do termo "cancelamento", em inglês, ou o uso de palavras tradicionais como "vanilla" em um contexto mais informal. O podcast faz parte da Learning English, da BBC. Os episódios têm, em média, três minutos de duração. 

Disponível em: SpotifyApple Podcasts e no YouTube