Enem 2020: datas de aplicação do exame podem ser adiadas

Brasil/mundo

A pandemia do coronavírus podeimplicar no adiamento do Enem 2020. Segundo o Jornal O Globo, o InstitutoNacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estariaavaliando a mudança nas datas de aplicação do exame de outubro para novembro.Essa seria uma previsão inicial porque depende de quanto tempo as aulas doEnsino Médio seguirão suspensas no país por conta do vírus.

Inicialmente, as provas do Enem seriamaplicadas nos dias 11 e 18 de outubro de 2020, digitalmente, e 1º e 8 denovembro, na forma tradicional em papel. Nas propostas em análise, está oadiamento do prazo em 15 dias, mas há quem internamente defenda o aumento depelo menos 20 dias.

A discussão em adiar a prova se baseia no fatode que como o Enem avalia o Ensino Médio, não faz sentido mantê-lo na datainicial, visto que o cronograma escolar estaria atrasado por conta dodistanciamento social.

Até o momento, o Inep não semanifestou sobre o assunto. No entanto, no site do instituto, em texto sobre asmedidas que o Órgão está tomando a respeito do coronavírus, consta que “até omomento, os cronogramas das próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem), do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade paraTodos (Prouni)e do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) estão mantidos”.

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano deve ser concluído até o final demarço. Para tanto, falta o ministro da Educação, Abraham Weintraub, dar oparecer final.   

*Cominformações de O Globo

Fonte: Agência Educa Mais Brasil344palavras  |   1.9