“Não vamos voltar ao tempo em que pessoas com deficiência eram invisíveis aos olhos dos políticos tradicionais”, diz Wagner

Redação JM Notícia

“Ronaldo Dimas assumiu a Prefeitura e deu início a uma transformação na vida de quem tem uma necessidade especial”. Esse é o trecho que inicia o programa eleitoral gratuito de TV do candidato a prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues (Solidariedade), da Coligação A Transformação Continua, exibido nesta terça-feira, 20. O vídeo mostra que, há sete anos, Araguaína não respeitava os direitos da pessoa portadora de deficiência e os políticos tradicionais da cidade não enxergavam essas pessoas.
 
“E as pessoas portadoras de necessidades especiais terão ainda mais facilidades para aproveitar esta nova cidade que estamos construindo. Não vamos voltar ao tempo em que essas pessoas eram invisíveis aos olhos dos nossos políticos tradicionais. Vamos adaptar toda a cidade, todos os prédios públicos e exigir o mesmo dos prédios e loteamentos particulares”, assegurou Wagner.
 
O vídeo ainda traz que nas gestões de Ronaldo Dimas (Podemos) foram construídos o CER (Centro Especializado em Reabilitação), no nível dos melhores do Brasil, e mais de 150 quilômetros de calçadas acessíveis, o equivalente a distância entre Araguaína e Goiatins em linha reta.

Saiba + Wagner quer implantar cursos profissionalizantes nos bairros de Araguaína
 
São citados ainda no programa os setores em que as pessoas podem encontrar as calçadas acessíveis: Vila Aliança, Alaska, Senador, São João, Oeste, Aeroviário, Jardim Esplanada, Céu Azul, Itapuã, Maracanã, Universitário, Lago Azul, Construindo Sonhos, Parque do Lago, Costa Esmeralda, Parque Primavera Norte e na região central.
 
Todas as deficiências
O programa ainda mostra que as gestões de Dimas construíram mais de 20 quilômetros de calçadas com piso tátil para cegos e como está sendo colocado em toda a extensão da Via Lago, que também terá rampas para cadeirantes.
 
No vídeo, ainda assegura que onde está sendo implantada a rede de esgoto, as novas calçadas são reconstruídas com acessibilidade, e onde se faz asfalto em Araguaína, se faz calçada acessível.
 
“Araguaína está mais acessível em todos os sentidos. Porque aqui tem ações que inclusive são copiadas por outras cidades. Somos a primeira cidade a implantar uma Central de Libras e o Centro-Dia, que acolhe as pessoas com deficiência com várias atividades. Temos a Clínica-Escola Mundo Autista com médicos e profissionais altamente treinados. E nas nossas escolas, a educação inclusiva com recursos especiais para as crianças com deficiência”, lembrou Wagner.
 
A Clínica-Escola Mundo Autista, inclusive, é uma iniciativa que nasceu em projeto de lei do vereador Marcus Marcelo (PL), candidato a vice-prefeito de Wagner.