Brasil/mundo

O que acontece se você ficar com o IPVA e o DPVAT atrasado? Entenda os riscos!

O IPVA e o DPVATatrasado podem impedir de circular com o carro e custar caro aos motoristas.

São muitas as contas para pagar no início do ano e osmotoristas não podem se descuidar delas, principalmente se quiserem andar com ocarro sem ter problemas.

Ficar com o IPVA e o DPVAT atrasado pode ser um problemapara andar com o carro, pois quem estiver conduzindo terá que arcar com asconsequências, afinal, esses são impostos obrigatórios e que possuem data devencimento.

Para que não fique preocupado, a dica é sempre acompanhar ocalendário de pagamento e cumprir com ele. Vale lembrar que quem opta por pagarpelo IPVA parcelado, desde que siga os vencimentos, não terá problemas deatraso.

Problemas de estarcom o IPVA e o DPVAT atrasado

Se por descuido ou simplesmente achar que não é necessáriofazer o pagamento dos impostos em dia, existem muitas outras razoes que afirmamo contrário.

Entenda um pouco melhor o que acontece se ficar com o IPVA eo DPVAT atrasado e evite essas situações.

Ter o nome negativado

Muita gente acha que por ser um imposto relacionado aoveículo, nada acontecerá com o dono do carro. Isso é mero engano.

Ter uma dívida, seja ela qual for, pode fazer com que apessoa tenha seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

Essa situação pode fazer com que compras e créditos futurossejam negados.

Carro apreendido

Além de ter de pagar a multa, não será possível seguirviagem com o carro porque nessas situações ele poderá serapreendido.

Paraque o veículo seja liberado, deverá ser regularizada toda a situação.

Aplicação de multa

Andar com os documentos do carro irregular é uma infração detrânsito e como tal pode ser punida com multa e pontos na carteira do condutor.

A infração não está diretamente relacionada ao pagamentodesses dois impostos, mas sim ao licenciamento do veículo, que não poderá serfeito devido a esse atraso.

A pessoa que dirigir nessas condições cometerá uma infraçãogravíssima recebendo 7 pontos na CNH e uma multa no valor de R$ 293,47.

Não receber aindenização do acidente

Um dos problemas de estar com o DPVAT atrasado é que omotorista perde o direito da cobertura do seguro até que seja feita aregularização.

Isso significa que se a pessoa sofrer um acidente de trânsitonão receberá a indenizaçãodo seguro auto, porém demais ocupantes do veículo terá direito a ela.

É importante deixar claro que o DPVAT não cobre despesas como veículo e isso feito é feito pelo seguro auto.

Entretanto, quem possui esse tipo de produto pode terdificuldade de usar, pois com a situação irregular, as seguradoras tendem anegar a cobertura.

Pagar mais caro pelosimpostos

O IPVA e o DPVAT atrasado geram juros e multa de acordo como tempo de atraso e isso significa que, quanto mais demorar para pagar, maisalto será o valor. Esse custo é desnecessário e pode pesar no orçamento.

Para não ter problemas com o IPVA e o DPVAT atrasado, fiqueatento ao calendário e se perdê-lo, regularize a situaçãoo mais rápido possível.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org