Tocantins

Palmas: Unidade demonstrativa de piscicultura terá cultivo de pintado em tanque escavado

Os preparativos para o desenvolvimento da nova Unidade Demonstrativa de Piscicultura em tanque escavado já foram iniciados. Desenvolvido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), o espaço proporciona aos pequenos agricultores acesso a tecnologias de baixo custo para a produção correta de tambaqui, espécie escolhida para ser inserida na Unidade Demonstrativa instalada em uma propriedade particular na zona rural de Palmas.

Com acompanhamento especializado, será feita a análise do crescimento dos peixes em tamanho e peso em um ciclo de cultivo, a adaptabilidade da espécie nas condições locais e no tanque escavado, exemplificando o manejo e os resultados aos demais piscicultores do município, analisando as condições de qualidade de água do tanque em cultivo.

O tanque escavado instalado na propriedade possui 23,5 metros de largura, 44 metros de comprimento e 1,5 metro de profundidade.

Conforme a engenheira de Aquicultura da Seder, Maíra Zambonato Dorneles, serão realizadas avaliações de crescimento do cultivo, por meio de biometria. “Esta técnica consiste em pesar e medir um quantitativo de peixes e avaliar o percentual de evolução dos peixes em cultivo”, explica.

Operações

Dentre as operações do projeto, estão: nivelamento conserto inicial do tanque escavado e caso seja necessário; limpeza e desinfecção; abastecimento, análise, correção e povoamento; alimentações em horários definidos do início ao fim do cultivo; biometrias; análises de qualidade de água.

Ainda como parte das ações inovadoras da unidade, os produtores e futuros piscicultores poderão conferir os resultados obtidos durante o ciclo de cultivo de peixes, manejo utilizado, técnicas de alimentação, de tratamento, problemas relatados e atitudes assumidas para a resolução destes.