Política

Por leitos de UTI, Jorge Frederico e Cinthia trocam farpas na internet

Compete ao estado ou ao município providenciar UTIs?

Por falta de leitos de UTI para atender pacientes com covid-19, a prefeitura de Palmas pode ter que tirar os enfermos da capital e enviá-los para cidades com vagas disponíveis.

Na noite desta quinta (18), a prefeita Cinthia Ribeiro comentou sobre o problema em seu Twitter dizendo: "A julgar pelos dados oficiais divulgado pelo Integra Saúde Tocantins, a população de Palmas tem toda razão em estar alarmada com a taxa de ocupação de UTI/COVID. Temos q assegurar aos que precisarem, que o atendimento seja aqui e não em outros municípios, como já está acontecendo".

Hoje pela manhã, o deputado estadual Jorge Frederico resolveu comentar a situação culpando a prefeitura por não abrir mais leitos de UTI com as verbas que recebeu.

"No mínimo estranho a @CinthiaCRibeiro com medo da possível transferência de pacientes de Palmas pra fora. Em 2020 a prefeitura recebeu 20 milhões do governo federal e não abriu nem 1 leito de UTI na cidade", tuitou.

Cinthia então respondeu: "Estranho é um deputado não conhecer o funcionamento da média e alta complexidade hospitalar e as competências do Governo Estadual. Ficaria feliz se sua preocupação colocasse em pauta a aprovação do estado de calamidade de Palmas e outros municípios tocantinenses. Ajuda aí!"

Frederico chegou a citar o exemplo de Araguaína que passou a oferecer os leitos de UTI para atender os pacientes da cidade. "O momento pede mais do que bom senso. Exige responsabilidade com seus munícipes."

O deputado declarou ainda que Palmas tem 55 UTIs do estado para tratar pacientes com covid-19 e que em todo o Tocantins são 143 unidades de tratamento intensivo.

Reclamando da Saúde em Palmas, Jorge Frederico comentou que até mesmo o hospital Dona Regina, do governo do Estado, que atenderia apenas gravidez de risco, está sendo usando para parto normal porque a cidade de Palmas não tem maternidade pública.

"Será que a MINHA opinião para Palmas que tem capacidade FINANCEIRA manter UTIs COVID tá errada?? Não podem continuar punindo comerciantes e pessoas que precisam trabalhar. Deixa de burocracia e mimimi. Recurso veio! Então implante mais UTIs que da segurança à todos", completou.