Tocantins

Prefeitura faz manutenção de bocas de lobo no Jardim Aureny II, III e IV

Serviços de limpeza e troca de tampas são realizados em locais onde há obstrução de ponto de escoamento de águas pluviais; população pode solicitar serviço por telefone

Para solucionar problemas relativos ao escoamento de água das chuvas, a Secretaria de Infraestrutura de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) continua realizando desobstrução de bocas de lobo na Capital. Nesta segunda-feira, 15, há equipes trabalhando nas avenidas Teotônio Segurado, LO-13, NS-01, NS-05 e nos setores Jardim Aureny II, III e IV. 

Na primeira quinzena de fevereiro também foram feitos serviços de limpeza e manutenção em vários pontos da cidade, entre eles, nos setores Novo Horizonte, Jardim Aureny III e IV, Santa Bárbara e Jardim Janaína. Somente no Jardim Aureny III, foram realizadas manutenções nas ruas 18, 20, 22, 26, 28, 32, 34 e 36. 

Esses atendimentos são feitos com base em pedidos da comunidade, que são feitos pelo telefone (63) 3212-7404 (das 13 às 19 horas). Por meio dele, qualquer morador pode informar a localização de bocas de lobo obstruídas ou com tampa danificada. Desta forma, os pedidos são incluídos na programação de serviços, atualizada diariamente. 

Causas e prevenção 

Segundo a Superintendência de Obras Viárias, grande parte dos atendimentos realizados é provocada por lixo descartado em via pública, que acaba sendo levado pela água das chuvas até as bocas de lobo.  Para prevenção, é importante que o lixo doméstico seja acondicionado em sacos plásticos bem fechados. Depositar esses sacos em contêineres ou calçadas em horário próximo ao recolhimento também é uma alternativa segura. Para isso, consulte o itinerário de caminhões de coleta de lixo de Palmas. 

Outra causa frequente de danos a bocas de lobo são veículos de passeio e de carga passando ou estacionando em cima das tampas. Essas atitudes também causam quebra das grelhas, prejudicando a filtragem de resíduos. Para evitar esse problema, é importante que os condutores mantenham distância da sarjeta.

Para tirar dúvidas ou fazer solicitações relativas à regularidade da coleta de lixo doméstico ou oferta de contêineres, basta entrar em contato com a Superintendência de Serviços Públicos pelo telefone (63) 3212-7426, das 8 às 18 horas.