Gospel

Projeto treina e impacta missionários no Piauí

A Secretaria Nacional de Missões (SENAM)I certificou 42 alunos do Projeto Envia-me. O projeto é um treinamento missionário que teve sua 1ª edição realizada no sertão brasileiro, numa localidade denominada Alegre, no município da cidade Bertolínia (PI), a 440 km da capital Teresina. A localidade escolhida para a realização do treinamento é um campo missionário que já possui em sua história uma conexão com treinamento de obreiros, considerando, por exemplo, que a congregação da Assembleia de Deus no povoado é fruto de uma visão levada a sério, a partir de um treinamento missionário empreendido pelo Serviço de Missões aos povos (SEMAP), departamento da Assembleia de Deus em Uberlândia (MG),  no ano de 2013, quando para aquela localidade enviou o primeiro casal de missionários, Júlio e Graciela.

Projeto Envia-me foi idealizado pelo pastor Isac de Sousa, que por sete anos pastoreou a Assembleia de Deus em Bertolíni, e atualmente é pastor auxiliar em Teresina. O mesmo, incendiado por uma chama missionária e vendo a necessidade de treinar e encorajar missionários para o exercício do ministério de forma excelente, uniu-se ao pastor Raimundo Otoniel, em Uruçuí (PI), que coordenou o projeto. O pastor Isac, idealizador e diretor do treinamento Envia-me expressou: “Este treinamento é um marco em nossas vidas. Uma necessidade do nosso estado sendo suprida. Um projeto divino em execução. Representa o desejo missionário de nossa gente e propõe avanços para obra através do conhecimento sobre missões, com abordagens teórica e prática, e com foco na formação do caráter e compreensão do chamado divino. E ainda nos desafia para ações mais ousadas, comunhão mais profunda com Deus e contextualização das nossas ações missionárias.”

Nesta edição, a 1ª do ano de 2020, o treinamento Envia-me foi intensivo por 15 dias e garantiu um aprendizado singular aos 42 alunos oriundos do norte, do sul do Piauí e de outros estados. Em sua maioria foram casais de missionários que já dedicam tempo integral à obra e alguns outros casais e jovens que se comprometeram com a proposta do projeto. O evento contou também com uma caravana de obreiros enviada pelo SEMAP, e outra da Secretaria de Evangelismo e Missões de Teresina (SEMIT).

Durante o treinamento houve muitas decisões por Cristo Jesus, distribuição de brinquedos às crianças carentes, apoio nas construções da igreja hospedeira e aulas de várias disciplinas pertinentes como: Evangelismo estratégico e discipulado, evangelismo infantil, povos não alcançados, plantação de igrejas, noções de liderança, batalha espiritual, administração eclesiástica, antropologia missionária, noções de construção civil, entre outras.

O quadro de professores foi composto por homens e mulheres, pastores e professores, com ampla experiência em áreas rurais do nordeste brasileiro e também com vivência transcultural inspiradoras, os quais voluntariamente se doaram por esta causa. A segunda edição do Projeto Envia-me já está marcada para o mês de julho do corrente ano, e acontecerá em Teresina, capital do estado do Piauí; a expectativa é que o projeto siga influenciando e treinando missionários para melhor fazer a obra de Deus.

(Com Senami/CPADNews)