Política

Tiago do Amastha lidera pesquisa de intenções de votos em Palmas; Cinthia e Geo aparecem em seguida

O Instituto de Pesquisas ORBIS realizou pesquisa de intenções de votos a prefeitura de Palmas,nos dias 12 a 14 de março de 2020, por telefone via URA ativa, e coletadas de forma automática. Segundo o instituto, a margem de erro da pesquisa é de 1,94% com 95% de confiança e foi registrado no TSE nº: TO-08896/2020.

De acordo com a pesquisa, o vereador Tiago Andrino (PSB), que foi apresentado como Tiago do Amastha, lidera a pesquisa com 18,7%. Logo em seguida, aparece a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), com 14,1% dos votos, seguido pelo deputado estadual Júnior Geo (PROS), com 10,8% dos votos.

O deputado federal Vicentinho Júnior (PL) pontuou com 7,7%das intenções de votos, a deputada Vanda Monteiro (PSL), obteve 5,1% dos votose o ex-deputado Alan Barbieiro apareceu com 4,2%. Já o empresário Gil Barisoncom 3,4% dos votos e por último apareceu o vereador Milton Neris (PDT), com3,4% dos votos.

De acordo com o instituto, o cenário eleitoral de Palmasainda está indefinido, pois existe uma grande parcela da população que aindanão definiu voto, ou não quer votar em nenhum dos nomes apresentados.

O líder nas pesquisas, vereador Tiago do Amastha (PSB) sedestacou entre os eleitores mais jovens e com renda mais baixa. Já prefeitaCintia Ribeiro (PSDB) obteve mais aceitação entre os eleitores mais velhos ecom maior poder aquisitivo. Já o deputado estadual Júnior Geo (Pros) tem maiorexpressividade entre os eleitores com maior escolaridade e também com rendamais alta.

REJEIÇÃO

Durante a pesquisa, foi questionado se o eleitor votaria em um candidato apoiado pelo Governador Carlesse e 79,4% responderam que não, e 20,6% responderam que sim.  A mesma pergunta foi feita em relação ao ex-prefeito Carlos Amastha, e 51% responderam que não votaria em um candidato apoiado pelo ex-prefeito, e 49,0% disse que votaria no candidato indicado por Amastha.

Pesquisa completa - Baixar