Conecte-se conosco

Brasil/Mundo

Número de homicídios no período de carnaval cresce no Tocantins

Publicado

em

Redação JM Notícia

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) divulgou na manhã desta quinta-feira, 27, o balanço da Operação Carnaval 2020, desencadeada em todo Estado no período de 21 a 25 de fevereiro. O saldo foi considerado positivo, tendo em vista a redução da maioria das ocorrências. A ação mobilizou 1.636 policiais militares nos locais de evento durante o período, sem contar com o serviço ordinário que se manteve normal. A operação foi supervisionada pelo coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, chefe do Estado-Maior da Polícia Militar.

Durante a operação, foram desenvolvidas ações de policiamento a pé, motorizado e embarcado. Além de blitz, abordagens a pessoas a pé e em veículos, e policiamento por videomonitoramento. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) esteve a postos durante o período do carnaval para atender as ocorrências policiais e de resgate. Atuou principalmente na cidade de Gurupi, em virtude da maior concentração de pessoas, com incursões urbanas e na zona rural.

Durante os cinco dias de operação, a Polícia Militar realizou 33 prisões, apreendeu três armas de fogo e 10 armas brancas. Foram apreendidos cerca de 5 kg de entorpecentes em seis casos relacionados ao tráfico de drogas. Este ano, a PM registrou uma redução de 12% no número de acionamentos de ocorrências, sendo 778 em 2019 e 685 em 2020.

Apesar de registrar um número maior de homicídios nos dias de folia, sendo cinco neste ano e dois em 2019, o número de tentativas de homicídio teve uma redução de mais de 30%, sendo registradas 12 em 2019 e somente oito em 2020. Mesmo fato destacado no número de lesões corporais com uma redução de 18%. Outro ponto de destaque é o quadro de violência contra a mulher, tendo 46 acionamentos durante o período do carnaval em todo estado, 23% a menos que ano passado.

A PM abordou 2.786 veículos no período carnavalesco em todo o Tocantins, sendo 43 veículos apreendidos e removidos por crime/infração de trânsito. As equipes policiais aplicaram 792 infrações de trânsito e registraram 34 crimes de trânsito. Foram realizados 132 testes com o etilômetro, e 20 recusas ao mesmo teste. O reflexo dessas ações de fiscalização aos motoristas sob efeito de álcool foi a ausência de registro de acidentes de trânsito com vítima no período. Apenas uma colisão sem vítima foi registrada na Rodovia TO-080.

Para o chefe do Estado-Maior, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, o saldo positivo da operação é resultado de um planejamento estratégico desenvolvido especialmente para o período carnavalesco, que contou com o empenho de todas as unidades operacionais, das equipes especializadas, das demais forças de segurança, além do comprometimento do Governo do Estado.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, também destacou o esforço conjunto para o bom resultado da operação: “Agradeço a cada policial militar que se dedicou no cumprimento da missão, e aos demais profissionais das diversas áreas que somaram esforços para que a população de nosso estado pudesse usufruir de um período carnavalesco com mais segurança e tranquilidade. Podemos dizer que, apesar do registro de algumas ocorrências mais graves, o Tocantins continua tendo um dos carnavais mais seguros do país”, ressaltou.

Publicidade

Últimas notícias

Brasil/Mundo14 horas atrás

Frente Evangélica emite nota de repúdio à decisão de Barroso sobre missionários em terra indígenas

Nota critica a decisão e chama ação de "ideologia anticristã"

Brasil/Mundo14 horas atrás

Comissão especial conclui votação da reforma administrativa

Proposta seguirá para análise no Plenário da Câmara; para ser aprovada, são necessários dois turnos de votação

Brasil/Mundo17 horas atrás

Espanha: Partido Socialista quer prender grupos pró-vida que atuam na porta de clínicas de aborto

Clínicas abortistas pressionam o governo espanhol para tonar as ações pró-vida “um crime de obstrução ao direito ao aborto”

Brasil/Mundo22 horas atrás

Ministério da Saúde volta a recomendar vacinação de adolescentes sem comorbidades

A imunização deve ser feita somente com a vacina da Pfizer, a única autorizada no Brasil para esse público

Brasil/Mundo22 horas atrás

Barroso atende pedido do PT e proíbe entrada de missionários em terras indígenas

Decisão vale para novos grupos de missões que queiram entrar em aldeias isoladas durante a pandemia

Brasil/Mundo2 dias atrás

Demissão de diretor do Enem Digital não afetará candidatos, afirma Inep

Nova rodada de inscrições termina no próximo domingo (26)

Brasil/Mundo2 dias atrás

Saúde: Pandemia aumenta procura dos brasileiros por atividades físicas

Compras on-line de produtos esportivos foi uma das categorias que mais cresceu no início de 2021

Brasil/Mundo2 dias atrás

Vagas de emprego só para vacinados: Empresas começam a exigir comprovante de vacina para candidatos

A justificativa é que o profissional que não estiver vacinado pode colocar em risco a saúde de seus colegas

damares alves damares alves
Brasil/Mundo3 dias atrás

“Não é esquerda ou direita que vai transformar o Brasil, mas a igreja”, diz ministra Damares Alves

A ministra citou as leis em defesa da mulher e contra violência doméstica, mas cobrou posição das igrejas nessa luta

Brasil/Mundo3 dias atrás

MEC lança programa que incentiva a participação das famílias nas escolas

As secretarias de educação e escolas devem aderir ao programa para poderem receber os recursos financeiros