Conecte-se conosco

Brasil/Mundo

OMS vai declarar que ser transgênero não é doença: é natural

Publicado

em

bandeira-gay-620x4261Para a comunidade médica mundial, parece ser consenso que nenhuma orientação sexual é doença. Desde 1973, quando a Associação Americana de Psiquiatria retirou a homossexualidade da lista de transtornos mentais ou emocionais, sua decisão foi seguida por todas as entidades de psicologia e psiquiatria no mundo.

Isso deu um apoio sem precedentes para os ativistas, que passaram a ver fortalecida sua agenda, hoje quase uma normativa dentro das Nações Unidas e órgãos ligados a ela.

O próximo alvo é retirar os casos de pessoas transgênero da lista de doenças mentais. O primeiro passo concreto para isso foi dado pela Dinamarca, que fará isso em 2017, após decisão tomada pela Comissão de Saúde do Parlamento dinamarquês.

Tal iniciativa já influencia a decisão a ser tomada em breve pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que ainda inclui o transgênero na categoria de doenças. Subordinada à ONU, a OMS está sendo pressionada pela Anistia Internacional e associações de defesa dos direitos do LGBT.

A nova Classificação Internacional de Doenças (CID), publicado pela OMS, deve ser lançada em maio de 2018. Ela influencia o tratamento das pessoas em todo o mundo. A decisão de retirar a transgeneridade deverá causar impacto na aceitação por parte da sociedade e na luta por direitos dessas pessoas.

A próxima edição do CID deverá ter uma seção dedicada exclusivamente a condições que não são mais consideradas distúrbios, mas exigem algum tipo de intervenção médica. Com isso, a OMS espera garantir de que os transgêneros continuem recebendo tratamento de redes públicas e particulares.

Segundo o jornal The New York Times, um novo estudo pressiona a mudança da antiga designação.

Geoffrey Reed, psicólogo que coordenou o grupo que discute transtornos de saúde mental e de comportamento para a nova publicação da OMS, explica que um estudo conduzido por ele foi feito no México. A maioria dos entrevistados afirma que sentiu desconforto com a identidade de gênero durante a adolescência.

A maioria dos que se sentiram incomodados ou disfuncionais no trabalho, lar ou escola, atribuía isso ao modo como eram tratados – sendo rejeitados ou atacados– mais do que com a identidade de gênero em si. Agora, estudos similares estão sendo conduzidos no Brasil, na Índia, no Líbano, na África do Sul e na França.

A condição emocional resultante da insatisfação do indivíduo transgênero atualmente é chamada de “disforia de gênero”. Ela exige intervenção especializada para adaptar o corpo do paciente à imagem que ele tem dele mesmo.

Estudos contraditórios

Joshua Safer, médico endocrinologista que comandou uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Boston, defende que “a identidade de gênero é um fenômeno biológico”, que teria possíveis origens biológicas. Sendo assim, não poderia ser “suprimida” através de uma intervenção psicológica.

Ele cita outro estudo, da Universidade de Medicina de Viena, de 2008, que apontou como possível causa o gene CYP17, o qual está relacionado com níveis elevados dos hormônios sexuais estradiol, progesterona e testosterona.

Em 2011, uma equipe de pesquisadores da Suécia, ligados ao Instituto Karolinska e a Universidade de Gothenberg, publicou um estudo sobre 324 pessoas que passaram por esse tipo de cirurgia entre 1973 e 2003. Após acompanhá-los por 11,4 anos, em média, constatou que homens e mulheres que mudaram de sexo tinham taxas de mortalidade três vezes maiores que a média nacional. O suicídio era a principal causa. Com informações de Christian Headlines via Gospel Prime

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade

Últimas notícias

Brasil/Mundo10 horas atrás

Tempestade de areia assusta moradores do interior de São Paulo

A tempestade de poeira chegou a municípios também de Minas Gerais próximos do estado paulista.

Brasil/Mundo10 horas atrás

Reações da vacina contra a Covid-19 faz tenista francês desistir da temporada: “Me arrependi de ter tomado”

Aos 34 anos, ficar afastado dos treinos e jogos pode fazer com que ele se aposente mais cedo do que...

Brasil/Mundo11 horas atrás

Bolsonaro e Michelle testam negativo para Covid-19

O presidente não está vacinado e a primeira-dama se vacinou durante viagem aos EUA

Brasil/Mundo12 horas atrás

Jotta A volta a chocar seguidores ao postar foto seminu

O cantor deixou o mercado gospel e tem recebido muitas críticas na sua primeira música secular

Brasil/Mundo14 horas atrás

Entidades de Direito Religioso comentam decisão de Barroso que impede a entrada de missionários em tribos indígenas isoladas

Na semana passada, o ministro Barroso aceitou parcialmente ao pedido feito pelo PT contra os missionários em tribos indígenas

Brasil/Mundo3 dias atrás

Frente Evangélica emite nota de repúdio à decisão de Barroso sobre missionários em terra indígenas

Nota critica a decisão e chama ação de "ideologia anticristã"

Brasil/Mundo3 dias atrás

Comissão especial conclui votação da reforma administrativa

Proposta seguirá para análise no Plenário da Câmara; para ser aprovada, são necessários dois turnos de votação

Brasil/Mundo3 dias atrás

Espanha: Partido Socialista quer prender grupos pró-vida que atuam na porta de clínicas de aborto

Clínicas abortistas pressionam o governo espanhol para tonar as ações pró-vida “um crime de obstrução ao direito ao aborto”

Brasil/Mundo4 dias atrás

Ministério da Saúde volta a recomendar vacinação de adolescentes sem comorbidades

A imunização deve ser feita somente com a vacina da Pfizer, a única autorizada no Brasil para esse público

Brasil/Mundo4 dias atrás

Barroso atende pedido do PT e proíbe entrada de missionários em terras indígenas

Decisão vale para novos grupos de missões que queiram entrar em aldeias isoladas durante a pandemia