Conecte-se conosco

Brasil/Mundo

Padre é queimado até a morte e dezenas de cristãos são mortos na República Centro-Africana

Publicado

em

Dezenas de cristãos foram massacrados durante confrontos na semana passada na República Centro-Africana

Dois padres, um dos quais foi queimado até a morte, e dezenas de cristãos foram massacrados durante confrontos na semana passada na República Centro-Africana.

Um dos ataques aconteceu na quinta-feira em uma missão católica em Alindao, com mais de 20 mil refugiados sendo abrigados sendo forçados a fugir, segundo a Reuters . 

“Nós contamos 42 corpos até agora, mas ainda estamos procurando por outros. O campo foi incendiado e as pessoas fugiram para o mato e para outros acampamentos de deslocados internos na cidade ”, disse o legislador de Alindao, Etienne Godenaha.

Missionário africano é destaque em Conferência sobre o Espírito Santo em Palmas

A AFP informou que uma das vítimas foi um padre que foi queimado até a morte, embora seu nome não tenha sido fornecido imediatamente. O padre Mathieu Bondobo, vigário-geral da principal catedral da capital, Bangui, confirmou: “Encontramos seu corpo carbonizado”.

A violência, segundo a AFP, foi desencadeada por milicianos cristãos que mataram muçulmanos na quinta-feira, que provocaram ataques de vingança, incluindo uma igreja sendo queimada.

A ONU, cuja base também foi atacada, disse que o grupo armado responsável pelos ataques é chamado Siriri, que aparentemente foi criado por pastores de gado Fulani, muitos dos quais são muçulmanos.

Jovem pede demissão em uma multinacional para servir a Deus na África: “faria tudo de novo”

O Vaticano confirmou que pelo menos dois padres foram mortos nos confrontos, segundo comentários do Papa Francisco no domingo.

Um menino caminha em um acampamento que abriga deslocados internos (IDPs) ao lado do aeroporto internacional M’Poko em Bangui, República Centro-Africana, em 13 de fevereiro de 2016. | (FOTO: REUTERS / SIEGFRIED MODOLA)

“Com tristeza, soube do massacre que ocorreu há dois dias em um acampamento para deslocados na República Centro-Africana, no qual dois padres também foram mortos”, disse Francisco no domingo na Praça de São Pedro, durante a Oração do Angelus. 

“Oremos pelos mortos e pelos feridos e rezemos para que a violência cesse naquele amado país que precisa muito de paz”.

Najat Rochdi, coordenador humanitário da ONU no CAR, condenou a violência em Alindao, que é vista como uma fortaleza para a milícia muçulmana. Pelo menos dois soldados da ONU e um humanitário foram mortos nos últimos meses.

“Este ciclo vicioso de repetidos ataques contra civis é inaceitável. Os civis querem segurança, paz e um futuro”, disse Rochdi.

O CAR tem visto esses ciclos de violência se repetirem desde o início de uma guerra civil em 2013, quando principalmente os rebeldes muçulmanos Seleka derrubaram o presidente François Bozize, um cristão.

Em julho, o padre Firmin Gbagoua, o vigário geral da diocese de Bambari, foi morto a tiros enquanto jantava. A instituição de caridade católica Aid to the Church in Need observou na época que o clérigo foi morto a curta distância pela milícia que se chamava União pela Paz no CAR.

“Pedimos ao governo e à MINUSCA (Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana) que coordenem seus esforços para que os responsáveis ​​por esses assassinatos sejam presos e levados à justiça”, declarou a Conferência dos Bispos da África Central. .

“Quem é que toda essa violência contra a Igreja Católica da África Central se beneficia?” eles perguntaram.

Com informações Christian Post

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo11 horas atrás

MEC destina R$344,6 milhões às instituições federais

Os recursos serão aplicados em custeio e manutenção das instituições e, também, direcionados ao Programa Nacional de Assistência Estudantil

Brasil/Mundo14 horas atrás

Filho de 16 anos da cantora Walkyria Santos se suicida após sofrer ataques no TikTok

Lucas Santos foi alvo de homofobia no TikTok após gravar vídeo fingindo que iria beijar um amigo da escola

Brasil/Mundo15 horas atrás

E-Cidadania: Senado quer saber se brasileiros desejam voto impresso auditável

Votações na enquete não interferem na decisão do relator que, neste caso, é o senador Humberto Costa (PT-PE)

Brasil/Mundo1 dia atrás

Escritora norte-americana comenta personagem trans em Muppet Babies: “Conduzem crianças à disforia de gênero”

Candence Owens publicou trecho do desenho onde a personagem Piggy encontra um sapato de cristal e Gonzo então se apresenta...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Símbolo satânico: Coleção especial do All Star traz um pentagrama

Novidade tem gerado grande polêmica não apenas no Brasil, mas também nos EUA com várias pessoas criticando a marca

Brasil/Mundo2 dias atrás

Violência psicológica contra a mulher passa a ser crime no Brasil

O crime pode ocorrer por meio de ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização e outros

Brasil/Mundo2 dias atrás

Após protestos em todo Brasil pelo voto impresso auditável, TSE mira Bolsonaro e abre inquérito

Barroso rebateu as declarações do presidente Jair Bolsonaro, sem mencioná-lo, e voltou a garantir que o processo eletrônico é seguro. 

Brasil/Mundo2 dias atrás

ADENOM se prepara para realizar a 13ª Conferência de Avivamento e Missões em Novo México – Vila Velha

A Igreja fica na rua Rosa de Ouro, número 470- em frente a praça do bairro.

Brasil/Mundo2 dias atrás

Sisu 2021.2: inscrições começam nessa terça (03)

Programa disponibiliza vagas de graduação em universidades públicas

Brasil/Mundo3 dias atrás

Manifestação pelo voto impresso lota Avenida Paulista

O deputado federal Eduardo Bolsonaro esteve no evento e falou ssobre a perseguição política contra conservadores; Assista