Conecte-se conosco

Tocantins

Palmas prevê retorno das aulas da Rede Municipal para 3 de agosto

Escolas retornarão com o sistema híbrido, isso é, aulas presenciais e remotas

Publicado

em

O retorno dos alunos às escolas da Rede Municipal de Ensino depende agora somente do cenário epidemiológico. O calendário letivo está previsto para iniciar em 03 de agosto, com as 78 unidades educacionais preparadas, após a implementação do Plano de Retomada das Aulas 2021, seguindo as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O plano contempla as crianças do pré-escolar II e os estudantes do ensino fundamental.

As escolas terão aulas em formato híbrido, online e presencial, com turmas subdivididas em grupos que se alternam na frequência à sala de aula. O formato se mostra como uma ferramenta eficiente para o isolamento de contatos em caso de surto e na redução da ocupação dos espaços.

O Plano de Retomada das Aulas 2021 prevê a divisão dos estudantes em dois grupos, sendo que o Grupo 1 será composto pelos primeiros nomes da lista de chamada, organizada em ordem alfabética, com aulas presenciais durante uma semana, enquanto o restante dos alunos farão aulas online. Na semana seguinte, o Grupo 2, composto pelos demais alunos, terão as aulas presenciais e o Grupo 1, aulas online.

Medidas sanitárias

As unidades educacionais de Palmas terão horários diferenciados para entrada e saída dos estudantes e, também, para o lanche. Serão disponibilizados dispensadores com sabonete líquido nos banheiros e com álcool em gel nos pontos de maior circulação de pessoas. Nas entradas das escolas serão instalados pia e totem de acionamento por pedal para higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel, assim como tapetes sanitizantes nas portas que dão acesso à parte interna das unidades educacionais.

Alunos e profissionais de educação terão a temperatura corporal aferida, por termômetro com infravermelho, na entrada do ambiente escolar e a cada duas horas. O uso de máscaras será obrigatório e os profissionais da educação (professores, servidores da limpeza e administrativo, entre outros) receberão equipamentos de proteção individual (EPIs). Todas as unidades educacionais passarão diariamente por um protocolo rigoroso de desinfecção e higienização.

Formato híbrido

A superintendente Anice Moura salienta que se Palmas permanecer com o Coronômetro sinalizando a cor verde será mantido o formato híbrido, atendendo 50% da capacidade da turma a partir do pré-escolar II. Desse modo, as crianças de cinco anos até o 9° ano retornarão uma semana presencial, na outra semana de forma remota com atividades impressas e na ferramenta Palmas Home School. Na semana seguinte faz-se a inversão do grupo.

“Acreditamos que será possível retornar dessa maneira, uma vez que todos os profissionais da educação já se encontram vacinados pelo menos com a primeira dose e com a segunda dose prevista para os meses de agosto e setembro”, afirma a superintendente. Segundo ela, a depender do cenário epidemiológico, após o início das aulas, esse quantitativo de 50% será ampliado para 75% e 100% da capacidade da turma diariamente.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo18 minutos atrás

Roberto Jefferson dispara contra embaixador da China no Brasil: “Pilantra que articula contra o governo”

No Twitter, Jefferson chamou o diplomata de “vagabundo que a China mandou para o Brasil”

finanças finanças
Brasil/Mundo1 hora atrás

62,5 milhões de brasileiros estão inadimplentes, aponta estudo da Serasa

Serasa realiza a ação "Limpa Nome" que permite negociar dívidas com até 99% de desconto

Brasil/Mundo2 horas atrás

Braga Netto desmente Estadão: “Desinformação que gera instabilidade”

Apesar da declaração do ministro da Defesa, o jornal mantém a reportagem no ar

Brasil/Mundo2 horas atrás

Bolsonaro assina projetos de lei em favor da família e contra o aborto

Em reunião com o Presidente da República Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (21), o Ministério da Mulher, da Família e dos...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Ministro da Defesa quebra o silêncio e condiciona eleições de 2022 ao voto impresso

General Walter Braga Netto mandou recado para o presidente da Câmara, afirmando que as eleições de 2022 devem ser "auditáveis"...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Deputada Rosane Felix repudia desenho com ideologia de gênero e linguagem neutra da Netflix

"Ridley Jones – a Guardiã do Museu" tem um personagem não binário e uma família de múmias com dois pais

Brasil/Mundo1 dia atrás

Redes sociais terão emojis de homens grávidos

Homens trans são mulheres biológicas que fizeram a mudança de gênero

Brasil/Mundo2 dias atrás

Prouni 2021: MEC divulga resultado da primeira chamada

Pré-selecionados precisam apresentar documentos para comprovar informações

Brasil/Mundo2 dias atrás

MEC divulga resultado da 1ª chamada do Prouni

Número de candidatos inscritos foi 21% maior do que a mesma edição do ano passado. Foram registradas mais de meio...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Pandemia afeta sono dos brasileiros e leva a aumento do consumo de remédios para dormir

Pesquisa aponta que mais da metade das pessoas tem enfrentado noites mal dormidas; nervosismo, ansiedade, tensão e dificuldade no relaxamento...