Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Opinião

Pastor, Esquiva Falcão fala como concilia o ministério com o boxe

Publicado

em

Da redação JM

Esquiva Falcão, à direita, na encarada no sábado Foto: Flavio Perez / Divulgação On Board Sports

Segundo medalhista olímpico do boxe brasileiro, Esquiva Falcão se encaminha para disputar o cinturão dos pesos-médios. Antes, o capixaba terá pela frente o argentino Jorge Daniel Miranda, na noite deste domingo, no “Boxinf For You”, em Mangaratiba (RJ), às 23h, na sua primeira luta profissional no Brasil. Uma vitória deixará o pugilista com um cartel de 23 vitórias em 23 combates, e perto da esperada chance de título mundial.

Mas a dedicação de Esquiva Falcão não tem sido apenas dentro do ringue. O lutador agora é pastor de uma igreja em Jardim América, bairro de Vilha Velha, onde reside quando está no Brasil. Como vive em Los Angeles a maior parte do tempo por causa do camp e das lutas, o atleta não consegue estar regularmente fazendo os cultos, mas quando há espaço na agenda, vem ao Brasil e prega aos fieis.

– Às vezes, fica um pouco apertado comparecer na igreja, mas estou sempre orando, lendo a bíblia, pedindo orientação e sabedoria. Quando fui batizado como pastor, quando a notícia se espalhou, os fiéis ficaram felizes porque conhecem a minha pessoa, sabem que tenho um coração enorme e quero sempre ajudar o próximo. Pretendo fazer mais para Deus, trabalhar mais e buscar a presença dele – disse a O Globo.

O brasileiro mantém uma rotina de orações em casa e antes dos combates, até mesmo pede pelo bênçãos ao seu adversário, independente do que acontecerá no ringue.
–  Eu acredito muito em Deus. Sempre faço as minhas orações antes das lutas para Deus cuidar de mim, do meu adversário, porque não estamos ali para discussão ou briga , mas pelo esporte, cuidar da família. Isso mudou completamente, faz menos de um ano que me tornei pastor e é uma das maiores vitórias da minha vida – diz.

Vitória é algo que sempre está na cabeça de Esquiva Falcão. Aliás, o medalhista olímpico já se imaginou disputando o cinturão mundial no Brasil, um sonho que pode acontecer em um dos próximos cinco eventos que a “Boxing For You” quer promover ainda em 2019 no Brasil. Flamenguista de coração, Esquiva gostaria de poder lutar pelo título no Rio, sua segunda casa, onde também treinou na comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio antes de ganhar a prata em Londres-2012.

– Eu já me imaginei (lutando pelo cinturão). Já pedi a equipe para tentar fazer essa luta aqui e no Brasil, porque sei que o público é muito grande. Vai ser uja noite maravilhosa, ia ser maravilhoso para o boxe, para mim, para minha família, aos fãs da nobre arte – diz o medalhista de prata, que quer dar um show no ringue.

– Esse momento seria histórico, eu ficaria muito feliz, daria mais um show ao Brasil e, se depender de mim, vou fazer de tudo para conquistar o cinturão em casa. Mas o foco maior é na próxima luta, domingo, e depois eu penso no cinturão do mundo.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo6 horas atrás

Seleção Russa bem-sucedida para a Copa do Mundo de 2022

Há vários fatores óbvios no desempenho bem sucedido da equipe

Brasil/Mundo8 horas atrás

“Foi a própria Exame que falou da relação de HIV com vacina”, diz Bolsonaro

Durante live no Facebook, Bolsonaro leu uma reportagem internacional sobre esse mesmo assunto e foi acusado de propagar notícia falsa

Brasil/Mundo1 dia atrás

Jogador do Cuiabá, diz que homossexualidade ‘é pecado’ e ‘leva à condenação’

Cristão, o atleta passou a se acusado de homofobia

Brasil/Mundo1 dia atrás

Ministro da Justiça pedirá extradição de Allan dos Santos

Torres revelou que setores da Interpol não reconhecem o pedido, pois não há crime de opinião

Brasil/Mundo3 dias atrás

Motivação de estudantes aumentou com retorno das aulas presenciais, diz pesquisa

Na opinião de pais, 87% dos filhos que frequentam as aulas presenciais se sentem mais animados

Brasil/Mundo4 dias atrás

Governo de Rondônia proíbe ‘linguagem neutra’ nas escolas

Os professores e instituições poderão ser punidos se não obedecerem

Brasil/Mundo4 dias atrás

Moraes determina prisão preventiva e extradição de Allan dos Santos

Blogueiro bolsonarista é alvo do inquérito que apura a divulgação de notícias falsas

Brasil/Mundo4 dias atrás

Covid-19: 20 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina atrasada

Índice de pessoas completamente vacinadas contra a doença já teria passado dos 80% do público-alvo, caso não houvesse atraso na...

Publicidade