Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Política

PL de Moisemar Marinho dispõe sobre política de conscientização sobre Lúpus

Há cerca de 65 mil brasileiros com lúpus, sendo a maioria mulheres

Publicado

em

Na manhã de terça-feira, 26, o vereador Moisemar Marinho (PDT), durante sessão na Câmara de Palmas, apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre a política de conscientização e orientação do Lúpus Eritematoso Sistêmico – LES. Além disso, a proposta define o mês de Maio como referência para a promoção de ações, denominado “Maio Roxo”.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica de causa desconhecida, onde acontecem alterações fundamentais no sistema imunológico da pessoa. O tratamento engloba uma série de medidas, entre medicamentos e normas.

Moisemar explica que a LES é uma doença incompreendida, onde os pacientes podem levar um mês ou mais para serem diagnosticados após o primeiro exame. “Por se tratar uma doença rara a LES pode trazer dificuldades para que o paciente alcance a aposentadoria, não obstante, a pessoa acometida pela doença se vê muitas vezes impossibilitada de manter-se no trabalho em razão das dores constantes, sendo necessário que acione o judiciário para que possa obter a aposentadoria”, explicou.

Entre os principais objetivos da campanha de conscientização estão, o esclarecimento das características da doença e seus sintomas, as precauções que devem ser tomadas pelos portadores da moléstia; orientação para que o doente busque o tratamento médico adequado; orientação para os familiares dos doentes; orientação sobre a prevenção do Lúpus Eritematoso Sistêmico – LES.

Além disso, o Projeto propõe a implantação, por meio de órgão competente, do sistema da coleta de dados pelo município sobre os portadores da doença.

PUBLICIDADE