Conecte-se conosco

Tocantins

Prefeita Cinthia Ribeiro comenta ações integradas de combate à Covid-19, tratadas com o governador

Publicado

em

Prefeita de Palmas, Citnhia Ribeiro. Foto: Reprodução

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 27, com o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e as equipes das secretarias de Saúde do Estado e do Município, para tratar de ações integradas de combate à Covid-19 na Capital. Durante o encontro, os gestores discutiram o esforço conjunto dos dois poderes frente à ampliação da oferta de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19; o aumento na oferta de testes e de insumos hospitalares; além da parceria na oferta do atendimento de urgência e emergência no Centro de Especialidades Francisca Romana (Policlínica da Arno 31).

De acordo com a prefeita, a união das forças vem acrescentar em um momento delicado diante do cenário de avanço da pandemia na Capital. “Esse momento marca um verdadeiro divisor de águas para Palmas e, principalmente, para a gestão de saúde, tanto no estado, quanto no município. O fato de podermos apresentar para a população uma política pública efetiva de resultados é muito positivo.

Estamos saindo daqui com as equipes de saúde alinhadas para desenvolver esse trabalho de parceria, com a possibilidade de aumentar a oferta de leitos clínicos e de UTI, da aquisição de medicamentos que são específicos em uma área que o Município ainda não trabalhava, que é a média e alta complexidade hospitalar, e também não descartamos a perspectiva de montar uma estrutura de hospital, onde o Município e governo do Estado possam atuar em conjunto”, ressaltou a gestora.

Hoje, Palmas dispõe de 21 leitos de estabilização nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e 36 leitos clínicos e cinco leitos de UTI requisitados em hospitais particulares, pagos com recursos do município, para atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Outros 20 leitos de estabilização estão sendo instalados – com respiradores doados pelo Governo do Estado – na UPA Norte, além de tratativas com a rede privada para o credenciamento de dez leitos de UTI.

Na oportunidade, o governador ressaltou o papel da Capital no enfrentamento da pandemia e se comprometeu a ajudar no processo. “Nossa preocupação é com todo o Tocantins, porém, Palmas, por ser a capital, recebe gente de todo lugar e tem que atender a todos e não apenas a população do município. Por isso, convidei a prefeita Cinthia para oferecer nosso apoio e parceria. O que tivermos de equipamentos disponíveis vamos disponibilizar, assim como apoiar nos processos de aquisição de insumos e medicamentos para maior agilidade. Vamos sair dessa juntos”, disse.

Um documento deve ser encaminhado pela secretária Municipal da Saúde (Semus), Valéria Paranaguá, que também esteve na reunião, com informações sobre todas as necessidades da pasta, para a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Valéria reforçou ainda a necessidade do isolamento social, uso de máscara e medidas de higiene. “Todas essas medidas só funcionam se a população entender o tamanho do comprometimento da responsabilidade social que ela mesma tem”, destacou.

Urgência e emergência

A Prefeitura de Palmas está reorganizando a UPA Norte para atender exclusivamente casos suspeitos e confirmados da Covid-19. Os atendimentos de urgência e emergência não ligados à Covid serão redirecionados para o Centro de Especialidades Francisca Romana (Policlínica). “A UPA Norte está equipada com usina de oxigênio e suporte profissional para atender os casos de Covid-19, mas também não descartamos a possibilidade de aumentar leitos clínicos para o tratamento da doença na Policlínica”, esclareceu a prefeita.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo3 horas atrás

Israel fará testes com vacina em pílulas contra Covid-19

A vacina Oravax é projetada para atingir três proteínas estruturais do vírus, em vez da proteína de pico único direcionada...

Brasil/Mundo4 horas atrás

Por não reconhecer Israel como país, judoca da Argélia se nega a lutar contra israelense

Para os islâmicos, enfrentar um atleta israelense é reconhecer o país e muitos se negam a fazê-lo

Brasil/Mundo6 horas atrás

Roberto Jefferson dispara contra embaixador da China no Brasil: “Pilantra que articula contra o governo”

No Twitter, Jefferson chamou o diplomata de “vagabundo que a China mandou para o Brasil”

finanças finanças
Brasil/Mundo7 horas atrás

62,5 milhões de brasileiros estão inadimplentes, aponta estudo da Serasa

Serasa realiza a ação "Limpa Nome" que permite negociar dívidas com até 99% de desconto

Brasil/Mundo8 horas atrás

Braga Netto desmente Estadão: “Desinformação que gera instabilidade”

Apesar da declaração do ministro da Defesa, o jornal mantém a reportagem no ar

Brasil/Mundo8 horas atrás

Bolsonaro assina projetos de lei em favor da família e contra o aborto

Em reunião com o Presidente da República Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (21), o Ministério da Mulher, da Família e dos...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Ministro da Defesa quebra o silêncio e condiciona eleições de 2022 ao voto impresso

General Walter Braga Netto mandou recado para o presidente da Câmara, afirmando que as eleições de 2022 devem ser "auditáveis"...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Deputada Rosane Felix repudia desenho com ideologia de gênero e linguagem neutra da Netflix

"Ridley Jones – a Guardiã do Museu" tem um personagem não binário e uma família de múmias com dois pais

Brasil/Mundo1 dia atrás

Redes sociais terão emojis de homens grávidos

Homens trans são mulheres biológicas que fizeram a mudança de gênero

Brasil/Mundo2 dias atrás

Prouni 2021: MEC divulga resultado da primeira chamada

Pré-selecionados precisam apresentar documentos para comprovar informações