Conecte-se conosco

Tocantins

Prefeitura e Sebrae firmam parceria para implantação do programa ‘Cidade Empreendedora’

Iniciativa visa o desenvolvimento local, por meio da prática de políticas públicas de fomento aos empreendedores

Publicado

em

Na tarde desta quarta-feira, 07, a Prefeitura de Palmas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO) firmaram parceria para implantação da iniciativa ‘Cidade Empreendedora’’.  Desenvolvido pelo Sebrae nacional, o programa propõe a transformação dos municípios, conectado com estratégias já desenvolvidas pela instituição, que visam direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhora do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial.

O Termo de Adesão foi assinado pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, pelo superintendente regional da instituição, Moisés Gomes, pelo presidente do Conselho deliberativo do Sebrae-TO, Rogério Ramos, e pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Mila Jaber.

A prefeita reforçou o compromisso de sua gestão em desenvolver uma cidade empreendedora. “É no momento de crise que o município precisa levar socorro e respostas imediatas”.  A gestora lembrou que ainda no ano passado, em meio a pandemia, o município juntamente com o Sebrae implantou a Sala do Empreendedor, em 12 de novembro, e até o momento já foram quase 15 mil atendimentos. Uma média de 110 atendimentos/ serviços diários.

Gomes ressaltou a importância da parceria para promover o desenvolvimento local, por meio da prática de políticas públicas de fomento aos empreendedores. “A pandemia veio com desafios para as pequenas empresas, e o Sebrae nacional decidiu adotar como bandeira o programa Cidade Empreendedora, para igualar a competição entre grandes e pequenos negócios.”

Cidade Empreendedora

É um programa de transformação dos municípios e se organiza em dez eixos de atuação. São eles: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, Inovação e Sustentabilidade.

Na visão do Sebrae, o desenvolvimento precisa acontecer em cada cidade do país, como saída para recuperar a economia e conferir dignidade, gerando mais empregos e renda, estimulando a formalização dos empreendimentos e, consequentemente, incrementando a arrecadação municipal para que haja retorno em benefícios aos cidadãos.

A proposta é preparar os municípios para gerar emprego, renda e oportunidades de negócios, destacando experiências para aumentar a agilidade para criação de pequenos negócios, capacitações para fortalecer o uso do poder de compra pública do município para dar preferência aos pequenos negócios locais e a aceleração da mudança, adaptando as empresas ao novo cenário pós pandemia.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo2 horas atrás

ADENOM se prepara para realizar a 13ª Conferência de Avivamento e Missões em Novo México – Vila Velha

A Igreja fica na rua Rosa de Ouro, número 470- em frente a praça do bairro.

Brasil/Mundo6 horas atrás

Sisu 2021.2: inscrições começam nessa terça (03)

Programa disponibiliza vagas de graduação em universidades públicas

Brasil/Mundo11 horas atrás

Manifestação pelo voto impresso lota Avenida Paulista

O deputado federal Eduardo Bolsonaro esteve no evento e falou ssobre a perseguição política contra conservadores; Assista

Brasil/Mundo3 dias atrás

ANAJURE defende liberdade do colégio batista notificado por vídeo contra a ideologia de gênero

"O vídeo em questão, ainda que expresse discordância quanto às teorias de gênero, não estimula qualquer conduta discriminatória", diz a...

Brasil/Mundo3 dias atrás

Livro infantil enfrenta a ideologia de gênero: “Elefantes não são pássaros”

"O livro é uma repreensão absoluta à aceitação da transexualidade e ao número crescente de jovens que se identificam como...

Brasil/Mundo3 dias atrás

Cursos profissionalizantes são aliados na busca pelo emprego

Evento on-line e gratuito vai debater a educação profissionalizante

Brasil/Mundo4 dias atrás

Pandemia afetou o comportamento de responsáveis por crianças de até três anos em famílias de classe D

Isolamento e crise financeira trouxeram efeitos perversos da desigualdade nas classes mais baixas

Brasil/Mundo4 dias atrás

Bolsa Família pode ter reajuste de 50% ou mais, diz ministro

Valores passarão a ser pagos a partir de novembro

Brasil/Mundo4 dias atrás

“O povo vai reagir em 2022 se não tivermos uma eleição democrática”, diz Bolsonaro

O presidente tem defendido a aprovação do projeto de lei pelo voto impresso auditável

Brasil/Mundo5 dias atrás

Lei do Superendividamento favorece negociação e cobrança humanizada

Início das multas no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados também deve frear a oferta de crédito a...