Conecte-se conosco

Tocantins

Profissionais da Educação serão vacinados contra a Covid-19 a partir desta semana

O anúncio da vacinação se dá após o Ministério da Saúde acatar o pedido do governador Mauro Carlesse

Publicado

em

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou nesta sexta-feira, 28, que a partir da próxima semana, os profissionais de Educação que atuam nas redes de ensino em todo o Estado, públicas ou particulares, começam a ser vacinados contra a Covid-19. O público-alvo é composto por 23 mil profissionais da Educação Básica e 7 mil do Ensino Superior, ou seja, em torno de 30 mil trabalhadores.

O anúncio da vacinação se dá após o Ministério da Saúde acatar o pedido do governador Mauro Carlesse para incluir os profissionais da área da educação no grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). No dia 11 de maio, o Governador reuniu-se pessoalmente com o ministro Marcelo Queiroga para reiterar o pedido que havia feito dias antes via ofício.

“Naquela oportunidade, o ministro Queiroga nos assegurou que trabalharia junto conosco para incluir esses profissionais e aumentar a vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil. Chegou a hora! Fico feliz de anunciar que, a partir da semana que vem, nossos professores e todos os profissionais da Educação começam a ser vacinados para, assim, a gente ter um ambiente seguro para o retorno às aulas”, destacou o governador Mauro Carlesse.

O Governador informou que solicitou à Secretaria de Estado da Saúde que organize a logística de distribuição das vacinas. “Já solicitei ao secretário da Saúde, Edgar Tollini, que organize toda a logística para já na semana que vem iniciarmos esse processo importante e bastante aguardado. O secretário já me adiantou que vai fazer um levantamento das vacinas que podemos disponibilizar e definir a porcentagem que será destinada a esse grupo a partir das próximas remessas de vacinas”, informou.

Entenda

Com o intuito de aumentar o número de pessoas vacinadas no Tocantins, o governador solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação do grupo prioritário.

No final de março, foi solicitada a inclusão dos profissionais da área da segurança pública no grupo prioritário, porque os mesmos estão atuando na linha de frente desde o início da pandemia, nas atividades de fiscalização para evitar aglomerações. Este grupo é composto por bombeiros militares, policiais civis, militares, federais, rodoviários e penais, além dos agentes de trânsito, guardas municipais, agentes do socioeducativo e fiscais que compõem a força-tarefa do Procon-TO.

E no início de maio, para garantir um ambiente seguro para volta às aulas, solicitou a inclusão dos profissionais da área da educação.

Nesta sexta-feira, 28, o Ministério da Saúde informou em nota técnica que vai antecipar a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais da Educação. Conforme orientação da pasta, deverão ser priorizados os trabalhadores que atuam em creches e, na sequência, ir ampliando a vacinação para os que trabalham em pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes, educadores de jovens e adultos e, por fim, os trabalhadores da educação do ensino superior.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate

Publicidade

Últimas notícias

Brasil/Mundo5 horas atrás

Tempestade de areia assusta moradores do interior de São Paulo

A tempestade de poeira chegou a municípios também de Minas Gerais próximos do estado paulista.

Brasil/Mundo5 horas atrás

Reações da vacina contra a Covid-19 faz tenista francês desistir da temporada: “Me arrependi de ter tomado”

Aos 34 anos, ficar afastado dos treinos e jogos pode fazer com que ele se aposente mais cedo do que...

Brasil/Mundo7 horas atrás

Bolsonaro e Michelle testam negativo para Covid-19

O presidente não está vacinado e a primeira-dama se vacinou durante viagem aos EUA

Brasil/Mundo7 horas atrás

Jotta A volta a chocar seguidores ao postar foto seminu

O cantor deixou o mercado gospel e tem recebido muitas críticas na sua primeira música secular

Brasil/Mundo9 horas atrás

Entidades de Direito Religioso comentam decisão de Barroso que impede a entrada de missionários em tribos indígenas isoladas

Na semana passada, o ministro Barroso aceitou parcialmente ao pedido feito pelo PT contra os missionários em tribos indígenas

Brasil/Mundo3 dias atrás

Frente Evangélica emite nota de repúdio à decisão de Barroso sobre missionários em terra indígenas

Nota critica a decisão e chama ação de "ideologia anticristã"

Brasil/Mundo3 dias atrás

Comissão especial conclui votação da reforma administrativa

Proposta seguirá para análise no Plenário da Câmara; para ser aprovada, são necessários dois turnos de votação

Brasil/Mundo3 dias atrás

Espanha: Partido Socialista quer prender grupos pró-vida que atuam na porta de clínicas de aborto

Clínicas abortistas pressionam o governo espanhol para tonar as ações pró-vida “um crime de obstrução ao direito ao aborto”

Brasil/Mundo3 dias atrás

Ministério da Saúde volta a recomendar vacinação de adolescentes sem comorbidades

A imunização deve ser feita somente com a vacina da Pfizer, a única autorizada no Brasil para esse público

Brasil/Mundo3 dias atrás

Barroso atende pedido do PT e proíbe entrada de missionários em terras indígenas

Decisão vale para novos grupos de missões que queiram entrar em aldeias isoladas durante a pandemia