Conecte-se conosco

Tocantins

Projeto da UFT oferta acolhimento emocional ante os efeitos negativos do distanciamento

Publicado

em

A ação é coordenada pela professora Kênia Soares Maia e vice coordenada pela professora Jamile Luz Morais Monteiro

No Câmpus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT), um projeto de extensão, ofertado pelo colegiado de Psicologia, tem buscado criar, estender e fortalecer conexões afetivas diante do distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19. É o “Acolhimento Comunitário em Tempos de Crise”, uma iniciativa composta por três ações: a Roda de Conversa, os Diários de uma Quarentena e as Cartas ao Apoio Estudantil. A acolhida é direcionada não somente aos acadêmicos do Câmpus, mas aberta à participação de toda a comunidade da UFT e também ao público externo – sendo que o projeto ocorre integralmente de forma virtual.

A ação é coordenada pela professora Kênia Soares Maia e vice coordenada pela professora Jamile Luz Morais Monteiro. Conta, ainda, com a colaboração dos professores José Fernando Patino, Carlos Rosa, Carolina Pedreira, Ladislau Nascimento, Ricardo Monteiro e de alunos voluntários do Curso de Psicologia.

Roda de Conversa

A Roda de Conversa ocorre às quartas-feiras, às 15h30, por meio de uma sala virtual na plataforma de vídeo TeamLink. “É um espaço aberto de diálogo, onde propomos, com o grupo que ali se instala, o compartilhamento de experiências e afeto a partir de um tema, associado aos efeitos do isolamento social na pandemia: solidão, tristeza, depressão, ansiedade, pessimismo, entre outros que têm surgido pelo contexto”, explica a professora Jamile. O link para acessar a sala virtual da Roda é disponibilizado, todas as quartas, no horário dos encontros, na página do Instagram da Psicologia UFT

Diários de uma Quarentena

“Nem sempre a pessoa se sente à vontade para comparecer à Roda, de partilhar suas experiências, o que está sentindo neste momento”, diz Jamile. “Por isso, criamos essa alternativa, em que o participante pode nos enviar um texto, uma vez que tem gente que lida melhor com seus sentimentos por meio da escrita”.

No Diários de uma Quarentena, vale escrever e enviar, via e-mail (diariosdeumaquarentena@gmail.com), prosa ou poesia, em que as palavras reflitam os sentimentos do autor neste novo contexto dado pela Covid. O texto, se autorizado pelo autor, também pode ser partilhado com outros integrantes do Projeto.

Cartas ao Apoio Estudantil

Como uma terceira via àqueles que nem querem participar das discussões da Roda, nem têm afinidade com a escrita literária, há as Cartas ao Apoio Estudantil, em que o participante relata seus sentimentos por meio de uma carta enviada ao e-mail do Projeto (cartasaoapoioestudantil@gmail.com). “A partir do relato da carta, traçamos um plano de ação para tentar ajudar quem nos escreve”, esclarece a professora.

Preencher o vazio com afeto comunitário, por meio das palavras 

Jamile destaca que o Projeto, como um todo, não se trata da oferta de atendimento psicológico individual. As três ações foram pensadas num contexto mais amplo – coletivo, comunitário -, em que as pessoas possam encontrar conforto, de suas próprias angústias, na partilha com outras pessoas, que enfrentam desafios e emoções semelhantes.   

“Talvez você até pense que suas palavras possam representar um vazio mas, em meio a todo o caos, elas proporcionam conforto para outras pessoas, e preenchem um espaço que antes era ocupado por angústia e medo, buscando a ressignificação. Assim, o anseio é de que, apesar do isolamento, não nos sintamos solitários, pois podemos construir uma rede de conexões e ligar palavras por meio do afeto”, ressalta ela.

AGROTINS 2021

Últimas notícias

Brasil/Mundo5 horas atrás

Programa abre inscrições para capacitar mulheres negras para o mercado de trabalho

Finalistas poderão ser contratadas para estágios na Avon

Brasil/Mundo10 horas atrás

Lula enaltece Renan Calheiros e defende senador na CPI da Pandemia: “Não existe político perfeito”

Mais que amigos: O senador pode ser vice de Lula nas eleições presidenciais de 2022, segundo colunistas políticos de Alagoas

Brasil/Mundo1 dia atrás

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10

Neste ano, serão escolhidos 10 docentes como ganhadores

Brasil/Mundo1 dia atrás

Hungria apresenta lei que proíbe a promoção da homossexualidade para menores de 18 anos

O país tem adotado ações para proteger os valores tradicionais e a herança da nação de maioria cristã do ativismo...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Bolsonaro diz que vai vetar ‘passaporte sanitário’ para vacinados contra a Covid

Texto foi aprovado no Senado e seguirá para a Câmara dos Deputados

Brasil/Mundo4 dias atrás

Levantadora de pesos diz que a presença de atletas trans tornará o jogo olímpico “injusto”

Laurel Hubbard já competia nos campeonatos masculinos até que em 2013 se tornou mulher trans

Brasil/Mundo4 dias atrás

PM de Alagoas exonera subcomandante que defende Bolsonaro e ataca opositores nas redes sociais

Um dia após a exoneração, o militar publicou uma foto no Facebook e escreveu: "Entre o louco e o corrupto,...

Brasil/Mundo4 dias atrás

Benjamin Netanyahu deixa o cargo de primeiro-ministro de Israel

Novo premiê foi eleito pelo parlamento israelense após acordos políticos

Brasil/Mundo4 dias atrás

Biden hasteia a bandeira LGBT na embaixada dos EUA no Vaticano e é criticado

Entre os críticos está o pastor Franklin Graham que entendeu a decisão como um desrespeito ao simbolismo religioso do Vaticano

Brasil/Mundo4 dias atrás

Mandato de Benjamin Netanyahu chega ao fim em Israel

É a primeira vez que o partido árabe Ra’am fará parte oficialmente do governo, que terá apoio de uma coalização...