Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Opinião

Qual a importância prática de projetos científicos de base para o exercício da cidadania?

Qual o papel da universidade pública no desenvolvimento de tecnologia e na geração de empregos.

Publicado

em

Muito se discute nos últimos anos, sobretudo com a instabilidade política do país, sobre o papel da universidade pública no desenvolvimento de tecnologia e na geração de empregos.

 

Contudo, outra área também é muito discutida neste âmbito, que é a acessibilidade de pesquisas e de que maneira estas pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico realmente afetam a vida do cidadão comum.

 

De que modo a universidade dialoga com a sociedade e retorna para a comunidade todo o investimento público dado ao meio acadêmico?

 

Apesar de o investimento não ser muito, mesmo no nível de base são realizadas diversas pesquisas que podem sim mudar a vida de diversas pessoas e levar oportunidades a quem antes não tinha. 

 

Porém, existe um grande caminho a ser percorrido pelo universitário antes de ele precisar aprender a formatação de TCC e monografias e poder, efetivamente, desenvolver projetos sociais.

 

Mas de que maneira exatamente os projetos de TCC podem garantir o retorno para a sociedade e influenciar de maneira positiva na vida dos cidadãos mais necessitados? Ao longo da reportagem veremos dois casos de projetos desenvolvidos em universidades que visam promover um elo entre a sociedade e as instituições públicas de ensino superior.

 

O cadastro de catadores e projetos socioambientais

De acordo com reportagem publicada no site da G1, há 3 horas no dia de hoje (19/09), um projeto de TCC realizado no município de Peruíbe, Litoral Paulista, se transformou em uma ação social de caráter conjunto que tem como objetivo a melhora na qualidade de vida de catadores de recicláveis .

 

No segundo semestre do ano passado, 2020, a estudante Talita Guandalini idealizou o projeto Locomotiva do Bem, que visa buscar regularização profissional de catadores de recicláveis e também dar visibilidade a estes trabalhadores.

 

Talita atualmente é pós-graduanda e, como explicou em entrevista à Globo pelo site G1, quando foi realizar seu projeto de TCC, descobriu que Peruíbe não contava com um sistema de coleta seletiva de lixo.

 

Depois de muito estudo na área, através de consultas a órgãos públicos especializados, como o Instituto Lixo Zero Brasil, Talita pôde perceber a efetividade dos serviços prestados e realizados pelos catadores de recicláveis, sobretudo em uma região que carece de um sistema de coleta seletiva.

 

Através de todo este levantamento de dados e pesquisa, e também, sensibilizada com a situação da maior parte dos catadores, Talita então desenvolveu o projeto Locomotiva do Bem, que, entre várias coisas, tem duas metas principais:

  • Garantir visibilidade às causas dos catadores de recicláveis
  • Estimular o poder público à regularização desta profissão

 

Para atingir estes objetivos, Talita conta com a realização de eventos com a participação de voluntários e também com a ajuda do Marketing Digital, visando divulgar e promover ao máximo as pautas do movimento dos catadores.

 

Além disso, durante todo este processo, foi adotado um aplicativo para celular, chamado Cataki, que visa colocar em contato possíveis clientes com os catadores.

 

Todo esforço de Talita veio a calhar no ano de 2020, quando, ainda segundo a Globo, o Ministério Público entrou em contato com a Gestora Ambiental a fim de apoiar seus projetos.

 

Santa Catarina e a concessão de Bolsas para projetos sociais em seus municípios

Migrando para o estado de Santa Catarina, podemos ver a importância de projetos universitários através da concessão de bolsas que visam a realização de projetos sociais para universidades do estado.

 

Esta notícia pode ser consultada no próprio site do governo de Santa Catarina e, de acordo com o secretário da Educação no estado, Luiz Fernando Vampiro, estas bolsas serão utilizadas para gerar um retorno imediato da universidade para com a população.

 

Este retorno será dado em formato de geração de empregos e a formação de profissionais qualificados, em vários sentidos e também em diferentes áreas de atuação.

 

Dentre as propostas relacionadas à ações de cidadania que serão realizadas em diversos municípios do estado, estão:

  • Intervenções políticas e sociais para o combate à violência
  • Melhorias em espaços públicos e equipamentos comunitários
  • Ações de saúde e sustentabilidade
  • Combate à violência entre crianças e adolescentes

Apostando nesses segmentos, será possível ver de maneira clara os resultados do investimento em universidades públicas para o estudo e melhoria das sociedades.

Considerações finais

 

Como foi possível de ser observado ao longo da reportagem, existem diversos projetos sociais dentro das universidades que visam, exatamente, a promoção de um retorno e parceria entre as instituições públicas de ensino e a sociedade.

 

Ainda, através destas parcerias é possível que a geração de empregos, a capacitação de profissionais, o reconhecimento de profissionais informais e a manutenção de uma sociedade mais justa seja possível!

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo1 hora atrás

Jogador de vôlei que criticou Superman bissexual é afastado do Minas Clube

Pressão de internautas foi decisiva para que patrocinadores ameaçassem o clube

Brasil/Mundo6 horas atrás

Livro baseado em fatos reais conta histórias sobre sonhos de crianças

Já dizia o dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare: “Somos do mesmo material do que se tecem os sonhos, nossa...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Seleção Russa bem-sucedida para a Copa do Mundo de 2022

Há vários fatores óbvios no desempenho bem sucedido da equipe

Brasil/Mundo1 dia atrás

“Foi a própria Exame que falou da relação de HIV com vacina”, diz Bolsonaro

Durante live no Facebook, Bolsonaro leu uma reportagem internacional sobre esse mesmo assunto e foi acusado de propagar notícia falsa

Brasil/Mundo2 dias atrás

Jogador do Cuiabá, diz que homossexualidade ‘é pecado’ e ‘leva à condenação’

Cristão, o atleta passou a se acusado de homofobia

Brasil/Mundo2 dias atrás

Ministro da Justiça pedirá extradição de Allan dos Santos

Torres revelou que setores da Interpol não reconhecem o pedido, pois não há crime de opinião

Brasil/Mundo4 dias atrás

Motivação de estudantes aumentou com retorno das aulas presenciais, diz pesquisa

Na opinião de pais, 87% dos filhos que frequentam as aulas presenciais se sentem mais animados

Brasil/Mundo5 dias atrás

Governo de Rondônia proíbe ‘linguagem neutra’ nas escolas

Os professores e instituições poderão ser punidos se não obedecerem

Publicidade