Conecte-se conosco

Tocantins

Reféns de grupo que fugiu de unidade prisional Barra da Grota são liberados

Publicado

em

Da Redação JM Notícia

A professora Elisângela Mendes Sobrinho, de 43 anos, e o chefe de plantão do presídio Barra da Grota, Roberto Aires, ficaram mais de 24 horas como reféns

Os dois reféns do grupo de fugitivos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, foram liberados no final da tarde desta quarta-feira, 3. A professora Elisângela Mendes Sobrinho, 43 anos, e o técnico em Defesa Social, Roberto da Silva Aires, 27 anos, logo após liberados foram encaminhados à unidade prisional, onde recebem os primeiros atendimentos médicos. Ambos ficaram mais de 24 horas em poder dos fugitivos.
Por meio de um gabinete governamental, montando em Araguaína, os representantes das forças de Segurança do Estado (Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria da Segurança Pública (SSP), Casa Militar e Polícia Militar) e de pastas como a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e Casa Civil, o Governo do Tocantins ainda acompanha o desenrolar da fuga de reeducandos da unidade penal, após atuar principalmente na negociação da liberação dos reféns e no apoio aos seus familiares.
Na tarde desta quarta-feira, os secretário Heber Fidelis (Cidadania e Justiça) e Rolf Costa Vidal (Casa Civil) visitaram os servidores do Sistema Penitenciário Prisional que ainda estão sob cuidados médicos em hospital de Araguaína. Além disso, receberam no gabinete governamental parentes da professora Elisângela Mendes Sobrinho, 43 anos, que trabalha na Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e estava refém do grupo.
Entre os familiares, foram recebidos pelos gestores estaduais, incluindo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, o irmão dela, Fernando Conceição Mendes e o João Batista Sobrinho, os quais foram informados sobre o andamento da operação. Os familiares da professora, acompanhados do advogado Michel Pires, demonstraram confiança nas forças policiais e disseram estar confiantes neste desfecho positivo, por conta do bom relacionamento dela com os reeducandos. “Demos total apoio às famílias dos reféns, explicando cada novo passo da operação, e eles foram bem amistosos e confiantes”, disse Heber Fidelis.
Ontem, logo após saber da ocorrência, o Governo do Tocantins determinou ao secretário da Cidadania e Justiça, Héber Fidélis, para que acompanhasse de perto o desenrolar do movimento e cuidasse para que todos os envolvidos, agentes, servidores, reeducandos e população, tivessem suas vidas preservadas.
Desta forma, desde ontem, estão em Araguaína, o vice-governador Wanderlei Barbosa, o secretário da Cidadania e Justiça, Héber Fidélis, da Segurança Pública, Fernando Ubaldo, e o chefe do Policiamento do Interior da Polícia Militar, coronel Humberto Costa Parrião. Todos trabalhando juntos com as respectivas equipes da cidade e com os reforços enviados para Araguaína.
Após a fuga de 28 reeducandos, nove deles morreram após entrarem em confronto com policiais em uma mata nas proximidades da unidade prisional e 19 presos continuam oficialmente foragidos. A operação continua com o reforço de policiais militares, através das equipes do 2° Batalhão PM, do Batalhão Rodoviário (BPMRED) e da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), bem como policiais civis, por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e tripulação armada, Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) de Palmas e equipes da 1a Delegacia  Regional (Araguaína), além de agentes penitenciários do município e da Capital.

Publicidade

Últimas notícias

Brasil/Mundo13 horas atrás

Alexandre de Moraes revoga prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio

Ministro afirma que detenção foi para evitar “agressões e ameaças contra a democracia” no 7 de setembro.

Brasil/Mundo14 horas atrás

Universidade holandesa está com inscrições abertas para cursos on-line gratuitos

Formações já estão disponíveis no site da instituição

Brasil/Mundo22 horas atrás

5 perguntas respondidas sobre a terceira dose das vacinas de Covid-19

A terceira dose já começou a ser aplicada no Brasil, idosos são os primeiros a receberem o reforço vacinal

Brasil/Mundo1 dia atrás

Workshop sobre meio ambiente e astronomia recebe inscrições até 22/09

GLOBE Brasil 2021 é realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB); confira como participar

Brasil/Mundo2 dias atrás

Ministério Zoe retorna aos lançamentos com a canção “Se dê mais uma chance”

A faixa chega nas plataformas nesta quarta-feira (22) em todas as plataformas digitais

Brasil/Mundo2 dias atrás

Caixa Econômica anuncia redução de juros para Crédito Imobiliário Poupança Caixa

Banco alcançou a marca de R$ 300 bilhões contratados na atual gestão e segue como o maior financiador da casa...

Brasil/Mundo2 dias atrás

“Big Mouth”: Grupo pró-família denuncia desenho da Netflix por abuso sexual infantil

Grupo pede que autoridades investiguem se o programa viola as leis contra pornografia infantil

Brasil/Mundo2 dias atrás

MG terá investimento de R$ 5,2 bilhões em projetos de energia solar e híbrida

Companhia alemã investirá o valor na construção de três usinas de energia limpa, sendo duas solares e uma de fonte...

Brasil/Mundo5 dias atrás

Hábitos que surgiram na pandemia e podem gerar sofrimentos psíquicos como ansiedade e depressão

Psicóloga e professora da UniAvan dá dicas para identificar quando um hábito se torna uma síndrome, como tratar e como...

Brasil/Mundo5 dias atrás

Instituto faz campanha para promover reconstrução facial gratuita para quem sofre com o rosto desfigurado

A parceria entre o Instituto Mais Identidade e a UNIP visa devolver a autoestima e a esperança dos pacientes