Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Política

Reunião remota marca o início dos debates da Frente Parlamentar da Covid-19

Publicado

em

A Frente Parlamentar para Enfrentamento ao Covid-19 se reuniu virtualmente na terça-feira, 28, no período noturno. Participaram da reunião o presidente da referida Frente e idealizador do encontro, o vereador Erivelton Santos (PV), além de outros parlamentares municipais, como Tiago Andrino (PSB), Laudecy Coimbra (SD), Rogério Santos (PRB), Milton Neris (PDT), Moisemar Marinho (PDT), Gerson Alves (PSL). Também contribuíram com o debate a promotora de justiça Araína D’Alessandro, o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, como também representantes do Ministério da Saúde e Conselhos de Saúde.

O debate girou em torno das decisões dos poderes públicos – estadual e municipal – acerca das ações de combate ao coronavírus, principalmente no que concerne à necessidade de confluir as ações relativas ao isolamento social e as possibilidades de flexibilização, visando a abertura do comércio.

Também foi dito e enfatizado que é necessário que as forças políticas se unam – independente de linhas ideológicas – visando apresentar ideias plausíveis para a solução de tais questões. Tanto os parlamentares, quanto os representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público pontuaram que não há possibilidade de fazer saúde pública sem a participação popular e, por isso, a necessidade do debate.

Segundo os debatedores, a cidade de Palmas está muito à frente, se comparada aos outros municípios tocantinenses. A manutenção do isolamento contribuiu para que a doença não se alastrasse. Também foi enfatizado que o fato da cidade estar distante 60km da rodovia BR-153, também contribuiu para que não houvesse uma propagação em massa do vírus na capital. Foram ressaltadas as medidas adotadas, tanto pelo poder público estadual, quanto municipal, como também foi lembrado que o aumento das testagens podem contribuir para que se tenha uma ideia mais abrangente da propagação do Covid-19.

Restou claro que muitas ações pontuais ainda são necessárias, mas que é primordial a compreensão de todos no sentido de que o fato do comércio ter permanecido fechado contribuiu muito para que o estado pandêmico de Palmas se estabilizasse. “É necessário esperar a estabilização – que virá através da testagem em massa – para só depois pensar num plano de retomada da vida cotidiana na sua totalidade, sob pena de causar um colapso na saúde pública”, reiterou a representante do Ministério Público, Araína D’Alessandro.

Enfim, a primeira reunião da Frente Parlamentar foi extremamente produtiva, na medida em que todos os segmentos participantes do debate puderam expor suas ações e ideias, no sentido de contribuir com o debate. Também foi consenso que todos devem unir forças, encontrar soluções e, por fim, conscientizar as pessoas, visto que a curva de Palmas ainda está em ascensão. Uma conclusão foi unânime: “o momento é de união e não de fazer política”.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo11 horas atrás

Governo de Rondônia proíbe ‘linguagem neutra’ nas escolas

Os professores e instituições poderão ser punidos se não obedecerem

Brasil/Mundo16 horas atrás

Moraes determina prisão preventiva e extradição de Allan dos Santos

Blogueiro bolsonarista é alvo do inquérito que apura a divulgação de notícias falsas

Brasil/Mundo17 horas atrás

Covid-19: 20 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina atrasada

Índice de pessoas completamente vacinadas contra a doença já teria passado dos 80% do público-alvo, caso não houvesse atraso na...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Governo Federal anuncia o Auxílio Brasil de R$ 400 até o final de 2022

O número de beneficiários será ampliado em relação ao Bolsa Família e deve chegar a 16,9 milhões de famílias

Brasil/Mundo2 dias atrás

Inscrições para cursos gratuitos do Google encerram nessa sexta (22/10)

As capacitações são na área de tecnologia e começam nesse ano

Brasil/Mundo3 dias atrás

Censura: Instagram retira ‘recurso de links’ de perfis conservadores

Internautas falam de perseguição política e tentativa de censura

Brasil/Mundo4 dias atrás

Lego anuncia brinquedos sem gênero para influenciar crianças “contra o preconceito”

Para a marca, acabar com o “estereótipos nocivos” vai ajudar as crianças a não serem preconceituosas

Brasil/Mundo4 dias atrás

Por reclamarem de banheiro coletivo unissex, Joana Prado e Vitor Belford perdem patronício

A empresa foi pressionada por internautas para romper contrato com o casal; usuários da rede alegam de "transfobia"

Publicidade