Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Política

Sessão em homenagem ao Dia dos Nordestinos requerida por Mauro Lacerda é realizada na Câmara Municipal

“Estou muito feliz em poder estar reunido e homenageando os meus conterraneos”, diz o parlamentar

Publicado

em

O Dia do Nordestino, comemorado em 08 de outubro, foi celebrado pela Câmara Municipal de Palmas em sessão solene, nesta quinta-feira (07). A solenidade foi solicitada pelo pessebista Mauro Lacerda e contou com a presença de vários nordestinos que contribuíram para o desenvolvimento de Palmas.

Durante a solenidade, diversos nordestinos que residem em Palmas foram homenageados por sua garra que, com muita luta, conseguem superar todas as dificuldades, trazendo aos dias de hoje sua cultura, música e poesia.

Segundo o vereador Mauro Lacerda, a homenagem foi solicitada pela grande quantidade de nordestinos que residem no município e pela cultura que encanta e faz a diferença no Brasil. “A nossa capital é povoada por pessoas oriundas de todo o Brasil, principalmente do nordeste. Muitos saíram da região em busca de uma vida melhor e encontraram aqui novas oportunidades. Em respeito à história e à cultura de tantos nordestinos que ajudaram e ainda ajudam a construir nossa cidade, nada mais justo que o Poder Legislativo homenagear os irmãos nordestinos”, destacou Lacerda.

O parlamentar também destacou a alegria de ser descendente de nordestinos e de ter mais um requerimento atendido pela Casa de Leis. “Estou muito feliz em poder estar reunido e homenageando os meus conterraneos. Este povo alegre, que vive com um sorriso no rosto, com o desejo de compartilhar toda a sua autoestima e riquezas culturais, pois sabemos que o nordeste não é feito apenas de praias paradisíacas, belezas naturais, comidas típicas e artesanatos. O nordeste é tudo isso e muito mais. Me sinto muito feliz em ter mais um requerimento de relevância social aprovado e agradeço os meus vereadores Rubens Uchôa, Joatan de Jesus, Nego e Daniel, que se subscreveram em nosso requerimento”, pontuou Lacerda.

A solenidade contou também com a presença da Deputada Vanda Monteiro (PSL), do presidente da Associação Nação Nordestina, Sr. Walter Nordestino e dos músicos Carlinho Cangaia, Gonzaga Leite e Luis Rios.

No âmbito nacional, diversos estados e municípios definiram esta data, 08 de outubro, como Dia do Nordestino. O Dia do Nordestino foi criado em 2009, na cidade de São Paulo, através da Lei nº 14.952, região com a maior concentração de nordestinos de todo o país (com exceção do próprio nordeste, obviamente).

A data foi instituída em homenagem ao centenário do nascimento de um dos nordestinos mais ilustres da história, Antônio Gonçalves da Silva, poeta popular, cantor e compositor cearense, mais conhecido como Patativa do Assaré (1909 – 2002).

O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil. O Nordeste brasileiro é composto pelos seguintes estados: Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

PUBLICIDADE