Conecte-se conosco

Brasil/Mundo

Tiktok: perfis usam a rede social para compartilhar dicas para o Enem

Na pandemia, o aplicativo ganhou ainda mais notoriedade sendo um dos mais baixados do mundo

Publicado

em

Muitas pessoas acessam as redes sociais para entretenimento, assistir ou compartilhar fotos, vídeos ou dicas. Contudo, elas também são aliadas dos estudantes. Exemplo é o TikTok, que foi criado para viralizar vídeos curtos e que hoje pode ser usado para com a finalidade de propagar conhecimento. Muitos professores e produtores de conteúdo usam o poder instantâneo que o aplicativo tem para incentivar os estudos.

Na pandemia, o aplicativo ganhou ainda mais notoriedade sendo um dos mais baixados do mundo. De acordo com relatório divulgado pela empresa We Are Social, que monitora o uso das redes sociais, o TikTok tem mais de 800 milhões de perfis ativos em todo mundo e contabiliza dois bilhões de downloads no total. “Muito mais do que uma plataforma de danças e dublagens, o TikTok é uma plataforma de conexão humana. Os usuários estão ali dispostos também a aprender coisas novas. Se for de forma divertida, melhor ainda”, comenta William Souza, supervisor de Mídias Sociais do Educa Mais Brasil.

Pioneira na oferta de bolsa de estudos, a marca contabiliza 3 milhões de curtidores no Facebook e 700 mil seguidores no Instagram e aprendeu rápido com objetivo de modernizar as mensagens e reciclar a forma de comunicação com seu público. “Para nós, TikTok é inovação. Usamos o que a plataforma tem de melhor – o bom humor – para levar conteúdos e oportunidades para quem precisa de apoio para estudar. Através do TikTok, o Educa está chegando mais próximo das pessoas. O engajamento tem sido maravilhoso”, comemora Amanda Galindo, gerente de Marketing do Educa Mais Brasil.

Pelo fácil manuseio, empresas e pessoas podem usar e compartilhar não somente as trends ou dancinhas, mas conteúdos que podem ajudar outras pessoas em concursos, provas e inclusive no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Alguns professores brasileiros já ultrapassam 1 milhão de seguidores na plataforma. Tem de tudo por lá, desde aulas de Física, de Gramática, curiosidades sobre Ciências até dicas para interpretação de texto e explicações das palavras mais faladas na semana ou no mês. Por ser um ambiente onde a troca de informações é permitida, por conta dos comentários, fica cada vez mais fácil tirar dúvidas.

E se você está na fase de estudar para o Enem e para os vestibulares, esses vídeos podem ser uma ajuda valiosa. Pensando nisso, separamos alguns dos principais perfis da rede social para você aprender e ajudar a reforçar os conteúdos:

1 – Para aprender Ciências 

Quando o assunto é Ciências, o perfil Microscópio & Ciências pode contribuir bastante para seus estudos. Com o auxílio de um microscópio, objetos, alimentos e outros itens são apresentados no perfil que já soma mais de 500 mil seguidores. Lá também estão disponíveis vídeos que apresentam informações técnicas de Química e Biologia do item analisado.

2 – Para aprender Matemática 

A matemática é uma matéria muito temida pelos estudantes em geral, porém não é um bicho de sete cabeças. O professor Sandro Curió ensina macetes, fórmulas e faz um apanhando de todos os assuntos que podem cair no Enem no seu perfil no aplicativo. Com mais de 1 milhão de seguidores, o conteúdo disponibilizado pode ajudar no desempenho no momento da prova.

3 – Curiosidades históricas 

No perfil da Debora Aladim é possível encontrar assuntos históricos variados que vão desde a Roma Antiga até a cultura pop, que pode facilmente cair nos processos seletivos. Com cerca de 1.5 milhões de seguidores, a jovem compartilha conteúdos que unem conhecimento e entretenimento e podem colaborar com o aprendizado.

4 – Dicas para a redação do Enem

Se você tem dificuldade em organizar as ideias na hora de escrever uma redação, o perfil Redação Online pode te ajudar. Com dicas valiosas e mais de 262 mil seguidores, o perfil dá orientações diretas e fáceis de memorizar e aplicar na hora da avaliação.

5 – Dicas gerais para o Enem 

No TikTok tem também rotina de estudos. Ana Flavia Riberto faz um diário do seu dia a dia de preparação para a prova do Enem. Ela sempre compartilha dicas importantes que aprendeu em alguma aula com os seus professores. Acompanhado por mais de 150 mil pessoas, o perfil da estudante é uma ótima opção de conteúdo para reforçar assuntos específicos e fazer uma breve revisão.

Estude para o Enem com o Educa Mais Brasil

Além dos perfis no Tiktok, existem plataformas que compartilham conteúdos gratuitos que podem te ajudar na rotina de estudos para o Enem. Uma delas é o Guia Enem, que reúne os principais assuntos cobrados na avaliação de forma resumida. O Guia pode ser usado como material de apoio por estudantes do Ensino Fundamental e Médio – como também o público geral – para pesquisas, revisão de conteúdos e resumos. Outro material do Educa é o Me Explica, uma série de vídeos especialmente produzidos para o YouTube com dicas de professores de diversas matérias. Ficou motivado par estudar? Corre para as redes sociais!

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo3 horas atrás

ADENOM se prepara para realizar a 13ª Conferência de Avivamento e Missões em Novo México – Vila Velha

A Igreja fica na rua Rosa de Ouro, número 470- em frente a praça do bairro.

Brasil/Mundo7 horas atrás

Sisu 2021.2: inscrições começam nessa terça (03)

Programa disponibiliza vagas de graduação em universidades públicas

Brasil/Mundo12 horas atrás

Manifestação pelo voto impresso lota Avenida Paulista

O deputado federal Eduardo Bolsonaro esteve no evento e falou ssobre a perseguição política contra conservadores; Assista

Brasil/Mundo3 dias atrás

ANAJURE defende liberdade do colégio batista notificado por vídeo contra a ideologia de gênero

"O vídeo em questão, ainda que expresse discordância quanto às teorias de gênero, não estimula qualquer conduta discriminatória", diz a...

Brasil/Mundo3 dias atrás

Livro infantil enfrenta a ideologia de gênero: “Elefantes não são pássaros”

"O livro é uma repreensão absoluta à aceitação da transexualidade e ao número crescente de jovens que se identificam como...

Brasil/Mundo4 dias atrás

Cursos profissionalizantes são aliados na busca pelo emprego

Evento on-line e gratuito vai debater a educação profissionalizante

Brasil/Mundo4 dias atrás

Pandemia afetou o comportamento de responsáveis por crianças de até três anos em famílias de classe D

Isolamento e crise financeira trouxeram efeitos perversos da desigualdade nas classes mais baixas

Brasil/Mundo4 dias atrás

Bolsa Família pode ter reajuste de 50% ou mais, diz ministro

Valores passarão a ser pagos a partir de novembro

Brasil/Mundo5 dias atrás

“O povo vai reagir em 2022 se não tivermos uma eleição democrática”, diz Bolsonaro

O presidente tem defendido a aprovação do projeto de lei pelo voto impresso auditável

Brasil/Mundo5 dias atrás

Lei do Superendividamento favorece negociação e cobrança humanizada

Início das multas no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados também deve frear a oferta de crédito a...