Conecte-se conosco

Brasil/Mundo

Trabalhadores da beleza se reinventam com atendimento delivery

Pandemia levou à falência mais de 375 mil salões de beleza em todo o Brasil

Publicado

em

O segmento de delivery foi um dos que mais cresceram em 2020. E a tendência é um crescimento ainda maior em 2021. Um levantamento feito pela empresa Statista, especializada em números de mercado e consumidores, demonstrou que o Brasil é o país que mais utilizou este serviço na América Latina. Já um estudo realizado pela Mobilis, os gastos com aplicativos de entregas cresceram quase 150% durante a pandemia.

No entanto, o setor de delivery não representa apenas a entrega de bebidas e comidas. Outros nichos migraram para esta alternativa como forma de sobrevivência. O que pouca gente sabe é que, entre os mercados que mais estão utilizaram esta ferramenta são os salões de beleza e os profissionais autônomos de barbearia.

Este é o caso de Luiz Eduardo da Silva, barbeiro do Ipiranga, zona sul de São Paulo que começou a atender seus clientes em seus domicílios. O barbeiro, que também faz entrega de pizzas à noite, usa o período diurno para cortar o cabelo de quem o aciona pelo Whatsapp. “Comecei a prestar este serviço porque meu salão inundou com uma enchente na região. De lá para cá só atendo desta maneira”, comentou Silva. O profissional atende várias regiões, da Vila Olimpia às comunidades carentes. Ele recebe o pedido via aplicativo e vai de moto ao local combinado, munido com sua maleta de barbearia.

O exemplo do barbeiro foi seguido por muitos profissionais do setor de beleza. Se por um lado, mais de 370 mil salões foram fechados no prazo de um ano, por outro, muitos profissionais e salões se reinventaram e também entraram na onda do delivery.

De a acordo com a professora em gestão de negócios e especialista no segmento de beleza, Dani Venâncio, a iniciativa auxiliou muito os profissionais a se manterem, mas também fez com que o setor repensasse o modelo de negócios. “É importante que os estabelecimentos como os salões de beleza criem alternativas para atender essa demanda. Todavia é preciso estar atento com a relação custo X gasto”, alerta ela que complementa, “se o profissional não tiver um planejamento adequado sobre sua agenda, tipos de serviços e custos de operação, pode acabar tendo prejuízo!”.

Outro ponto importante salientado pela especialista é a forma de atendimento. “Uma coisa é receber o cliente no salão, outra é entrar na casa dos clientes. Isso exige muito profissionalismo. É necessário se apresentar adequadamente com uniforme, portar todos os equipamentos de segurança com relação à pandemia, além de manter uma postura profissional de atendimento, procurar atender clientes que estejam próximos geograficamente para não perder muito tempo com o transporte, até detalhes como levar sua própria água, entre outros”, ressalta Dani, que acredita que este serviço veio, de fato, para ficar.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo2 horas atrás

Roberto Jefferson dispara contra embaixador da China no Brasil: “Pilantra que articula contra o governo”

No Twitter, Jefferson chamou o diplomata de “vagabundo que a China mandou para o Brasil”

finanças finanças
Brasil/Mundo3 horas atrás

62,5 milhões de brasileiros estão inadimplentes, aponta estudo da Serasa

Serasa realiza a ação "Limpa Nome" que permite negociar dívidas com até 99% de desconto

Brasil/Mundo4 horas atrás

Braga Netto desmente Estadão: “Desinformação que gera instabilidade”

Apesar da declaração do ministro da Defesa, o jornal mantém a reportagem no ar

Brasil/Mundo4 horas atrás

Bolsonaro assina projetos de lei em favor da família e contra o aborto

Em reunião com o Presidente da República Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (21), o Ministério da Mulher, da Família e dos...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Ministro da Defesa quebra o silêncio e condiciona eleições de 2022 ao voto impresso

General Walter Braga Netto mandou recado para o presidente da Câmara, afirmando que as eleições de 2022 devem ser "auditáveis"...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Deputada Rosane Felix repudia desenho com ideologia de gênero e linguagem neutra da Netflix

"Ridley Jones – a Guardiã do Museu" tem um personagem não binário e uma família de múmias com dois pais

Brasil/Mundo1 dia atrás

Redes sociais terão emojis de homens grávidos

Homens trans são mulheres biológicas que fizeram a mudança de gênero

Brasil/Mundo2 dias atrás

Prouni 2021: MEC divulga resultado da primeira chamada

Pré-selecionados precisam apresentar documentos para comprovar informações

Brasil/Mundo2 dias atrás

MEC divulga resultado da 1ª chamada do Prouni

Número de candidatos inscritos foi 21% maior do que a mesma edição do ano passado. Foram registradas mais de meio...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Pandemia afeta sono dos brasileiros e leva a aumento do consumo de remédios para dormir

Pesquisa aponta que mais da metade das pessoas tem enfrentado noites mal dormidas; nervosismo, ansiedade, tensão e dificuldade no relaxamento...