Conecte-se conosco

Brasil/Mundo

Trabalho remoto reduz acidentes de transporte relacionados ao trabalho em 34%

Mesmo com a redução no número de casos, o Ministério da Saúde reforça a importâncias na prevenção deste tipo de acidente

Avatar

Publicado

em

Com a pandemia da Covid-19, muita gente precisou se adaptar ao trabalho em casa, diante da tela do computador. O deslocamento até o local de trabalho diminuiu e essa mudança trouxe um reflexo positivo: os acidentes de transporte relacionados ao trabalho no Brasil tiveram uma redução de 34,52% em 2020, o menor número desde 2012. Os dados são dos Sistemas de Informação de Agravo e Notificações (Sinan) e do de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Mesmo com a redução no número de casos, o Ministério da Saúde reforça a importâncias na prevenção deste tipo de acidente. No ano passado foram registrados 13.153 acidentes de trabalho por transporte, sendo que em 2019 foram 20.087. Os anos de 2017 (20.832) e 2019 (20.087) foram os que apresentaram os maiores números de notificações.

Os reflexos da pandemia aparecem ainda no perfil dos acidentes registrados: o levantamento apontou que os motoboys são os que mais sofrem acidentes de transporte relacionados ao trabalho. O número de mortes é maior entre os caminhoneiros.

Levantamento 

No período entre 2011 a 2020, o número de acidentes de trabalho com motocicletas no transporte de documentos e pequenos volumes representaram 7,8% (13.262) dos 170.044 acidentes registrados. Quanto aos acidentes com óbitos, os motoristas de caminhão corresponderam a 18,5% das 12.503 mortes no mesmo período.

Para chegar a esta constatação, foram considerados os acidentes de transporte ocorridos quando o trabalhador tem uma função que envolve locomoção ou quando estava indo ou voltando do local de trabalho.

O Coeficiente de Mortalidade (CM), no Brasil, por acidentes de transporte relacionados ao trabalho foi de 1,5 óbito a cada 100 mil pessoas ocupadas. Entre os estados, destacam-se Mato Grosso (5,6), Rondônia (4,7), Tocantins e Santa Catarina (4,0).

Saúde do Trabalhador 

A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) foi criada em 2002, com objetivo de disseminar ações de saúde do trabalhador, articuladas às demais redes do Sistema Único de Saúde. Fazem parte desta Rede os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador em todos os níveis de atenção.

No Brasil, atualmente existem 214 centros habilitados pelo Ministério da Saúde, sendo 26 estaduais, 01 no Distrito Federal, 176 regionais e 11 municipais.

Em 2012, o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) com ênfase nas ações de proteção, vigilância e redução de acidentes. “O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde, busca o aprimoramento da análise dos dados e informações das doenças e agravos relacionados ao trabalho para geração de conhecimento e diretrizes para saúde do trabalhador, visando a qualidade de vida da população trabalhadora no Brasil” diz a Diretora do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública, Daniela Buosi.

Publicidade

Últimas notícias

Brasil/Mundo5 horas atrás

Em discurso do Dia Nacional da Oração, presidente Joe Biden não menciona Deus

Deus não foi mencionado nenhuma vez em todo o discurso do presidente norte-americano

Brasil/Mundo6 horas atrás

Ministério da Saúde envia mais 3,9 milhões de vacinas da AstraZeneca/Oxford para todo o país

Destas, 27.100 serão destinadas ao Estado do Tocantins

Brasil/Mundo22 horas atrás

CCJ rejeita projeto sobre impeachment de ministro do STF que usurpasse poder do Congresso

Em seu parecer, a relatora Chris Tonietto criticou o "ativismo judicial" do STF afirmando que o Estado brasileiro sofre um...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Programa oferece especialização gratuita na área de Tecnologia da Informação

O programa Santander Universidades disponibiliza 50 mil bolsas de estudos para especialização na área de Tecnologia da Informação. Interessados em...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Brasil só pode comprar vacinas da Pfizer após aprovação da Lei 14.125/21

Presidente do Senado foi autor do projeto que viabilizou a compra de 100 milhões de doses

Brasil/Mundo1 dia atrás

Prouni, Fies e Sisu já possuem cronograma para o 2º semestre

Veja as datas de inscrições para esses três programas de acesso às universidades

Brasil/Mundo2 dias atrás

Parlamentares cristãos na Suíça suspendem lei de casamento gay até realização de referendo

Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pelo grupo LGBTQ+ Pink Cross, mais de 80% dos suíços apoiam o casamento gay

Brasil/Mundo2 dias atrás

Inep define período de justificativa de ausência do Enem

Entre os dias 17 e 28 de maio interessados poderão realizar procedimento

Brasil/Mundo2 dias atrás

Jovem armado com faca invade escola e mata quatro pessoas no Oeste de SC

Três alunos e uma professora foram vítimas do ataque

Brasil/Mundo2 dias atrás

Ibama é autorizado a contratar temporariamente 1.659 profissionais

Portaria conjunta dos ministérios da Economia e do Meio Ambiente publicada hoje (4) no Diário Oficial da União autoriza o Instituto Brasileiro...

Publicidade