Conecte-se conosco

Tocantins

UFT discute formas de ensino para retomada das aulas

Publicado

em

As aulas foram paralisadas, boa parte do serviço está sendo feito de forma remota, entre tantas outras peculiaridades

Desde o final do mês de março a rotina de estudantes, professores, técnicos e colaboradores da UFT mudou muito. As aulas foram paralisadas, boa parte do serviço está sendo feito de forma remota, entre tantas outras peculiaridades. Mas agora é hora de começar a pensar como será a volta às aulas e retomada da rotina, ainda que não haja uma data exata para isso, há a consciência de que será diferente da forma desenvolvida antes das medidas de proteção decorrentes do Covid-19.

Para isso, a Comissão de Atividades Docentes – que conta com representantes de todos os câmpus, da graduação, pós-graduação, docentes, discentes e representantes da gestão superior –  em reunião realizada no início de maio, aprovou a proposta de iniciar a discussão e análise do contexto atual. Posteriormente serão apresentadas diretrizes para o desenvolvimento de alternativas referentes às atividades de ensino, quando autorizado o retorno pós pandemia dos órgãos competentes.

A pró-reitora de graduação, Vânia Passos, destaca que a estratégia de retomada leva em conta  o Plano de Contingenciamento aprovado pela UFT, por meio da Resolução Nº 23/2020, a Portaria MEC Nº 473, de 12 de maio de 2020, que em seu Artigo 1º prorroga, por mais 30 dias, o previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 e a Medida Provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo ensino superior, decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 06/02/2020.

Vânia explica ainda, que a gestão superior tem pautado todas essas questões e a Comissão de Atividades Docentes assumiu o processo de organizar as discussões iniciais referentes à análise do contexto atual e apresentar as diretrizes para o desenvolvimento de alternativas referentes às atividades docentes. “Consideramos que essa discussão deve perpassar pela compreensão acerca da educação a distância, ensino online, ensino remoto, ensino híbrido, currículo, metodologias de ensino, relação pedagógica professor-aluno e saúde mental, com ampla participação da comunidade acadêmica”, pondera ela.

Além disso, a Comissão ressaltou que a situação requer que se leve em conta temas considerados importantes nas discussões, como a análise e estudo das normativas de modo a garantir um fundamentação pedagógica, teórico, prática e jurídica, com a garantia de que a discussão seja ampliada para a participação da comunidade acadêmica da UFT. 

Trabalho conjunto

Nesta quarta-feira (27 de maio), a Comissão se reúne novamente para definir os cronogramas de reuniões em cada câmpus, bem como a metodologia dos trabalhos a serem realizados. A discussão será ampliada à toda comunidade acadêmica e é muito importante a participação de todos, assim que forem divulgadas as agendas de discussões por câmpus.

“A situação é complexa, mas acreditamos que, em conjunto, podemos encontrar uma alternativa que seja pertinente às características de excepcionalidade e complexidade que temos a enfrentar. O desafio é grande, mas nos proporcionará o fortalecimento pela defesa e desenvolvimento da educação superior de qualidade”, garante Vânia.

AGROTINS 2021

Últimas notícias

Brasil/Mundo3 horas atrás

Programa abre inscrições para capacitar mulheres negras para o mercado de trabalho

Finalistas poderão ser contratadas para estágios na Avon

Brasil/Mundo8 horas atrás

Lula enaltece Renan Calheiros e defende senador na CPI da Pandemia: “Não existe político perfeito”

Mais que amigos: O senador pode ser vice de Lula nas eleições presidenciais de 2022, segundo colunistas políticos de Alagoas

Brasil/Mundo1 dia atrás

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10

Neste ano, serão escolhidos 10 docentes como ganhadores

Brasil/Mundo1 dia atrás

Hungria apresenta lei que proíbe a promoção da homossexualidade para menores de 18 anos

O país tem adotado ações para proteger os valores tradicionais e a herança da nação de maioria cristã do ativismo...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Bolsonaro diz que vai vetar ‘passaporte sanitário’ para vacinados contra a Covid

Texto foi aprovado no Senado e seguirá para a Câmara dos Deputados

Brasil/Mundo4 dias atrás

Levantadora de pesos diz que a presença de atletas trans tornará o jogo olímpico “injusto”

Laurel Hubbard já competia nos campeonatos masculinos até que em 2013 se tornou mulher trans

Brasil/Mundo4 dias atrás

PM de Alagoas exonera subcomandante que defende Bolsonaro e ataca opositores nas redes sociais

Um dia após a exoneração, o militar publicou uma foto no Facebook e escreveu: "Entre o louco e o corrupto,...

Brasil/Mundo4 dias atrás

Benjamin Netanyahu deixa o cargo de primeiro-ministro de Israel

Novo premiê foi eleito pelo parlamento israelense após acordos políticos

Brasil/Mundo4 dias atrás

Biden hasteia a bandeira LGBT na embaixada dos EUA no Vaticano e é criticado

Entre os críticos está o pastor Franklin Graham que entendeu a decisão como um desrespeito ao simbolismo religioso do Vaticano

Brasil/Mundo4 dias atrás

Mandato de Benjamin Netanyahu chega ao fim em Israel

É a primeira vez que o partido árabe Ra’am fará parte oficialmente do governo, que terá apoio de uma coalização...