Conecte-se conosco

Opinião

Uso do FGTS é estendido a financiamentos do SFI

O advogado ressalva que, mesmo que a mudança implique na adesão do novo sistema (SFI), tal medida não pode ser considerada uma novidade, pois dentro do meio jurídico já era algo que acontecia através de demandas judiciais dos mutuários.

Publicado

em

O Conselho Curador do FGTS anunciou novas regras de utilização do FGTS para financiamentos habitacionais, permitindo o seu uso, agora, além dos financiamentos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), para financiamentos do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Apesar da movimentação do Conselho sobre o tema, a questão há muito tempo já é pacificada no âmbito dos nossos tribunais.

Vice-presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Wilson Rascovit diz que o FGTS, regulamentado atualmente pela Lei 8.036/90, foi criado com um cunho estritamente social de garantir ao trabalhador, em situações complicadas e, principalmente, de perda do emprego, a possibilidade de contar com um recurso para garantir a sua sobrevivência de forma digna. “No que diz respeito aos financiamentos habitacionais, quando da entrada em vigor da referida lei, apenas eram concedidos financiamentos no âmbito do SFH, não existindo o SFI que fora criado 7 anos após, através da Lei 9.514/97”, conta.

Segundo ele, usando interpretação restritiva para a Lei 8.036/90, a Caixa Econômica Federal somente autorizava a utilização do fundo para contratos vinculados ao SFH. Porém, os mutuários que recorriam ao poder judiciário para utilização do fundo em outros financiamentos conseguiam decisões positivas com fundamento na função social do próprio fundo. “Entendem os tribunais que é inadmissível limitar o direito de uso do FGTS para financiamentos dentro do SFH, quando na verdade o intuito da lei é de propiciar a aquisição da casa própria, independentemente de qual sistema estava vinculado o contrato de financiamento”, explica Wilson Rascovit.

Outra questão pacificada nos tribunais e não contemplada pelo Conselho Curador diz respeito ao pagamento de prestações em aberto. “Novamente, a justiça entende que o cerne principal da questão é a aquisição da casa própria, englobando-se aqui não somente a utilização do fundo para entrada, amortização parcial ou total do saldo devedor, mas também e principalmente para pagamento de prestações em aberto. Entender de forma diferente é dar destinação social diversa da qual o FGTS tem como base de criação”, completa o vice-presidente da ABMH.

O advogado ressalva que, mesmo que a mudança implique na adesão do novo sistema (SFI), tal medida não pode ser considerada uma novidade, pois dentro do meio jurídico já era algo que acontecia através de demandas judiciais dos mutuários.

Sobre a ABMH – Idealizada 1999 e mantida por mutuários, a Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) é uma entidade civil sem fins lucrativos, que presta consultoria jurídica gratuita e tem como objetivo difundir as formas de defesa de quem compra imóveis, em juízo ou fora dele, com o efetivo cumprimento dos dispositivos legais.

                                              Dr. Wilson César Rascovit

Vice-presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH)

Telefone: (62) 99977-8216

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo6 horas atrás

Olimpíadas de Tóquio têm medalhas feitas por designer japonês

Junichi Kawanishi foi o vencedor de um concurso com 400 participantes

Brasil/Mundo11 horas atrás

Entidades e mais de 50 juristas assinam carta em defesa da indicação de André Mendonça ao STF

Texto mostra que um jurista evangélico também pode assumir uma cadeira na Suprema Corte

Brasil/Mundo11 horas atrás

Número de mortes registradas por dependência alcoólica aumentou em 2020

Dados do Ministério da Saúde revelam que houve aumento em 18,4% dos registros de mortes comparado ao ano de 2019

Brasil/Mundo13 horas atrás

Argentina permite o gênero X em carteiras de identidade e passaportes

Medida visa incluir pessoas não binárias, isso é, que não se identificam como homens e nem como mulheres

Brasil/Mundo3 dias atrás

Israel fará testes com vacina em pílulas contra Covid-19

A vacina Oravax é projetada para atingir três proteínas estruturais do vírus, em vez da proteína de pico único direcionada...

Brasil/Mundo3 dias atrás

Por não reconhecer Israel como país, judoca da Argélia se nega a lutar contra israelense

Para os islâmicos, enfrentar um atleta israelense é reconhecer o país e muitos se negam a fazê-lo

Brasil/Mundo4 dias atrás

Roberto Jefferson dispara contra embaixador da China no Brasil: “Pilantra que articula contra o governo”

No Twitter, Jefferson chamou o diplomata de “vagabundo que a China mandou para o Brasil”

finanças finanças
Brasil/Mundo4 dias atrás

62,5 milhões de brasileiros estão inadimplentes, aponta estudo da Serasa

Serasa realiza a ação "Limpa Nome" que permite negociar dívidas com até 99% de desconto

Brasil/Mundo4 dias atrás

Braga Netto desmente Estadão: “Desinformação que gera instabilidade”

Apesar da declaração do ministro da Defesa, o jornal mantém a reportagem no ar

Brasil/Mundo4 dias atrás

Bolsonaro assina projetos de lei em favor da família e contra o aborto

Em reunião com o Presidente da República Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (21), o Ministério da Mulher, da Família e dos...