Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Política

Vereador Erivelton coordena audiência pública sobre situação de comunidades sem água e energia

Publicado

em

Na tarde de quarta-feira, 2, a Frente Parlamentar em Defesa da Moradia e Regularização Fundiária, coordenada pelo vereador Erivelton Santos (PV) realizou uma audiência pública para tratar de demandas importantes das comunidades da Arse 25, setor Aconchego e setor Cardeal. A reunião foi solicitada pelo parlamentar, em busca de apoio para resolver os problemas como sobre a falta de rede elétrica e saneamento dos locais.

Erivelton articula com algumas comunidades há mais 30 dias, para cobrar a implantação de sistema de água tratada e energia elétrica nos loteamentos, e explica que o problema é proveniente à falta de fiscalização e monitoramento dos órgãos municipais. No caso da Arse 25, o vereador aponta que não houve um estudo para o impacto social na realização da construção do estacionamento para os galpões dos locais. “Quero propor que juntos, possamos construir uma saída para às quatro primeiras famílias que foram notificadas, para que sejam remanejadas, em comum acordo, tendo seus direitos fundamentais garantidos, pois tiveram gastos e investimentos. Sugiro também, que as outras famílias possam entrar no processo de regularização, por serem uma comunidade consolidada”, apontou.

+ Vereador Erivelton apresenta requerimento que prorroga concurso da Câmara

Buscando articulação junto ao Ministério Público, Promotoria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, o parlamentar relatou que a prefeitura recebeu várias notificações dos loteamentos irregulares e recomendações do uso do solo, mas nada foi feito. “Hoje essas famílias estão padecendo de falta de estrutura básica para se viver, e isso, porque muitas pessoas se veem obrigadas a irem para esses locais, por não terem condições de comprar um lote próprio no Plano Diretor da cidade. Entretanto, se deparam com a falta de estrutura básica, como água encanada e energia elétrica, por falta de compromisso dos loteadores”, explanou.  

O secretário de Assuntos Fundiários de Palmas, Darci Coelho, fez compromisso de nesta quinta-feira, 3, receber em sua Pasta, a comissão de moradores para tomar pé de toda situação. Quanto aos loteamentos Aconchego e Cardeal, o secretário espera receber a demanda oficialmente para buscar resolver os impasses junto ao município. A audiência teve a presença dos vereadores Moisemar Marinho, Folha Filho, Milton Neris, Claudemir Portugal, representantes das famílias afetadas, Defensoria Pública, BRK, Secretaria de Assuntos Fundiários.

O coordenador da Frente apontou que as recomendações feitas pelo Ministério Público, não impedem a implantação de redes de água e esgoto nos loteamentos mencionados, isso, se a Prefeitura liberar o licenciamento. “Precisamos ter essa interface com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Fundação de Meio Ambiente, Procuradoria, Agência de Regulação e demais responsáveis. Apesar de não conseguirmos resolver esses problemas de imediato, esse encontro foi importante para dar encaminhamento às demandas e iniciar a etapa de operarão. Vamos encaminhar tudo que foi discutido e articular uma solução para essas famílias”, concluiu Erivelton.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo8 horas atrás

Governo de Rondônia proíbe ‘linguagem neutra’ nas escolas

Os professores e instituições poderão ser punidos se não obedecerem

Brasil/Mundo12 horas atrás

Moraes determina prisão preventiva e extradição de Allan dos Santos

Blogueiro bolsonarista é alvo do inquérito que apura a divulgação de notícias falsas

Brasil/Mundo14 horas atrás

Covid-19: 20 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina atrasada

Índice de pessoas completamente vacinadas contra a doença já teria passado dos 80% do público-alvo, caso não houvesse atraso na...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Governo Federal anuncia o Auxílio Brasil de R$ 400 até o final de 2022

O número de beneficiários será ampliado em relação ao Bolsa Família e deve chegar a 16,9 milhões de famílias

Brasil/Mundo2 dias atrás

Inscrições para cursos gratuitos do Google encerram nessa sexta (22/10)

As capacitações são na área de tecnologia e começam nesse ano

Brasil/Mundo3 dias atrás

Censura: Instagram retira ‘recurso de links’ de perfis conservadores

Internautas falam de perseguição política e tentativa de censura

Brasil/Mundo3 dias atrás

Lego anuncia brinquedos sem gênero para influenciar crianças “contra o preconceito”

Para a marca, acabar com o “estereótipos nocivos” vai ajudar as crianças a não serem preconceituosas

Brasil/Mundo4 dias atrás

Por reclamarem de banheiro coletivo unissex, Joana Prado e Vitor Belford perdem patronício

A empresa foi pressionada por internautas para romper contrato com o casal; usuários da rede alegam de "transfobia"

Publicidade