Conecte-se conosco

Política

Vereadores solicitam ampliação do grupo prioritário da vacina contra Covid-19

Vereadores apresentaram pedidos para grupos como garis, coveiros e pacientes oncológicos

Publicado

em

Redação JM Notícia

Nesta terça-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Palmas apresentaram requerimentos para ampliação do grupo prioritário para recebimento da vacina contra Covid-19. Os pedidos incluem na Fase 1 do grupo prioritário do plano municipal de operacionalização contra a Covid na cidade de Palmas: garis, coveiros, agentes funerários e pacientes oncológicos, pessoas com deficiência e pessoas em tratamento de Lúpus ou hemodiálise.

Laudecy Coimbra (SOLIDARIEDADE) apresentou o requerimento que pede a inclusão dos pacientes oncológicos na lista do grupo prioritário para vacinação contra o novo coronavírus. “É uma situação preocupante porque pessoas têm interrompido o tratamento contra o câncer por medo de ir ao hospital, porque as cirurgias suspensas pela situação caótica que está no Brasil e, no Tocantins e em Palmas, não é diferente. O tratamento do câncer os deixa muito vulneráveis, por isso precisam da vacina para que possam retomar o tratamento”, analisou.

Assim também, Waldson da Agesp (AVANTE) solicitou a inclusão dos servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviço Público. “Sabemos que essa secretaria cuida da manutenção urbana da cidade e também existe um Decreto de como ela é essencial para o serviço de palmas. Esses servidores estão constantemente trabalhando, nunca pararam e estão bem perto desse Covid”, disse.

Solange Duaillibe (PT) solicitou a inclusão dos coveiros e agentes funerários no grupo prioritário “Sabemos que essas pessoas têm diariamente contato com várias outras devido ao trabalho que desempenham, além do aumento do trabalho por causa da pandemia. Essas pessoas precisam ser imunizadas, são pessoas simples e humildes que precisam ter essa segurança para realizar seu trabalho”, defendeu ela.

 A inclusão dos servidores que realizam a coleta de lixo residencial e garis foi requerida pelo vereador Joatan de Jesus (CIDADANIA). “Vejo esses profissionais incansáveis e, muitas vezes invisíveis, são profissionais tão importantes, que fazem a limpeza da cidade e correm muitos riscos de serem contaminados, pois têm contato com o lixo de várias residências e também estão expostos”, comentou.

Eudes Assis (PSDB) manifestou sua intenção de incluir as pessoas que realizam tratamento de hemodiálise e contra o Lúpus no grupo prioritário. “Na semana que vem irei apresentar esse requerimento, pois essas pessoas ficam muito vulneráveis”, comentou.

Daniel Nascimento (REPUBLICANOS) apresentou requerimento solicitando que o “município se adéque à prioridade nacional” e modifique a lista de vacinação para incluir pessoas com deficiência. “O Ministério da Saúde se manifestou a respeito, que pessoas com deficiência possuem risco de agravamento da doença e alto perigo de óbito devido a condições clínicas e demográficas, dentre outras fortes razões, que suplicam a prioridade na vacinação da Covid-19. É necessário estabelecer regras que protejam as pessoas mais vulneráveis à doença e é de suma importância assegurar o direito à saúde”, afirmou.

 Outros requerimentos

Outros vereadores usaram a tribuna para falar sobre a recuperação do ex-vereador Lúcio Campelo, apresentar denúncias e falar sobre requerimentos que incluem obras de manutenção pela cidade, melhorias na área de saúde, dentre outros. São eles: Rubens Uchôa (CIDADANIA), Moisemar Marinho (PDT), Pedro Cardoso   (DEM), Mauro Lacerda (PSB), Junior Brasão (PSB), Folha Filho(PATRIOTA), Professora Janad Valcari (PODE) e Rogério Freitas (MDB).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Brasil/Mundo12 horas atrás

MEC destina R$344,6 milhões às instituições federais

Os recursos serão aplicados em custeio e manutenção das instituições e, também, direcionados ao Programa Nacional de Assistência Estudantil

Brasil/Mundo15 horas atrás

Filho de 16 anos da cantora Walkyria Santos se suicida após sofrer ataques no TikTok

Lucas Santos foi alvo de homofobia no TikTok após gravar vídeo fingindo que iria beijar um amigo da escola

Brasil/Mundo16 horas atrás

E-Cidadania: Senado quer saber se brasileiros desejam voto impresso auditável

Votações na enquete não interferem na decisão do relator que, neste caso, é o senador Humberto Costa (PT-PE)

Brasil/Mundo1 dia atrás

Escritora norte-americana comenta personagem trans em Muppet Babies: “Conduzem crianças à disforia de gênero”

Candence Owens publicou trecho do desenho onde a personagem Piggy encontra um sapato de cristal e Gonzo então se apresenta...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Símbolo satânico: Coleção especial do All Star traz um pentagrama

Novidade tem gerado grande polêmica não apenas no Brasil, mas também nos EUA com várias pessoas criticando a marca

Brasil/Mundo2 dias atrás

Violência psicológica contra a mulher passa a ser crime no Brasil

O crime pode ocorrer por meio de ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização e outros

Brasil/Mundo2 dias atrás

Após protestos em todo Brasil pelo voto impresso auditável, TSE mira Bolsonaro e abre inquérito

Barroso rebateu as declarações do presidente Jair Bolsonaro, sem mencioná-lo, e voltou a garantir que o processo eletrônico é seguro. 

Brasil/Mundo2 dias atrás

ADENOM se prepara para realizar a 13ª Conferência de Avivamento e Missões em Novo México – Vila Velha

A Igreja fica na rua Rosa de Ouro, número 470- em frente a praça do bairro.

Brasil/Mundo2 dias atrás

Sisu 2021.2: inscrições começam nessa terça (03)

Programa disponibiliza vagas de graduação em universidades públicas

Brasil/Mundo3 dias atrás

Manifestação pelo voto impresso lota Avenida Paulista

O deputado federal Eduardo Bolsonaro esteve no evento e falou ssobre a perseguição política contra conservadores; Assista