Conecte-se conosco

Política

Vereadores solicitam ampliação do grupo prioritário da vacina contra Covid-19

Vereadores apresentaram pedidos para grupos como garis, coveiros e pacientes oncológicos

Avatar

Publicado

em

Redação JM Notícia

Nesta terça-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Palmas apresentaram requerimentos para ampliação do grupo prioritário para recebimento da vacina contra Covid-19. Os pedidos incluem na Fase 1 do grupo prioritário do plano municipal de operacionalização contra a Covid na cidade de Palmas: garis, coveiros, agentes funerários e pacientes oncológicos, pessoas com deficiência e pessoas em tratamento de Lúpus ou hemodiálise.

Laudecy Coimbra (SOLIDARIEDADE) apresentou o requerimento que pede a inclusão dos pacientes oncológicos na lista do grupo prioritário para vacinação contra o novo coronavírus. “É uma situação preocupante porque pessoas têm interrompido o tratamento contra o câncer por medo de ir ao hospital, porque as cirurgias suspensas pela situação caótica que está no Brasil e, no Tocantins e em Palmas, não é diferente. O tratamento do câncer os deixa muito vulneráveis, por isso precisam da vacina para que possam retomar o tratamento”, analisou.

Assim também, Waldson da Agesp (AVANTE) solicitou a inclusão dos servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviço Público. “Sabemos que essa secretaria cuida da manutenção urbana da cidade e também existe um Decreto de como ela é essencial para o serviço de palmas. Esses servidores estão constantemente trabalhando, nunca pararam e estão bem perto desse Covid”, disse.

Solange Duaillibe (PT) solicitou a inclusão dos coveiros e agentes funerários no grupo prioritário “Sabemos que essas pessoas têm diariamente contato com várias outras devido ao trabalho que desempenham, além do aumento do trabalho por causa da pandemia. Essas pessoas precisam ser imunizadas, são pessoas simples e humildes que precisam ter essa segurança para realizar seu trabalho”, defendeu ela.

 A inclusão dos servidores que realizam a coleta de lixo residencial e garis foi requerida pelo vereador Joatan de Jesus (CIDADANIA). “Vejo esses profissionais incansáveis e, muitas vezes invisíveis, são profissionais tão importantes, que fazem a limpeza da cidade e correm muitos riscos de serem contaminados, pois têm contato com o lixo de várias residências e também estão expostos”, comentou.

Eudes Assis (PSDB) manifestou sua intenção de incluir as pessoas que realizam tratamento de hemodiálise e contra o Lúpus no grupo prioritário. “Na semana que vem irei apresentar esse requerimento, pois essas pessoas ficam muito vulneráveis”, comentou.

Daniel Nascimento (REPUBLICANOS) apresentou requerimento solicitando que o “município se adéque à prioridade nacional” e modifique a lista de vacinação para incluir pessoas com deficiência. “O Ministério da Saúde se manifestou a respeito, que pessoas com deficiência possuem risco de agravamento da doença e alto perigo de óbito devido a condições clínicas e demográficas, dentre outras fortes razões, que suplicam a prioridade na vacinação da Covid-19. É necessário estabelecer regras que protejam as pessoas mais vulneráveis à doença e é de suma importância assegurar o direito à saúde”, afirmou.

 Outros requerimentos

Outros vereadores usaram a tribuna para falar sobre a recuperação do ex-vereador Lúcio Campelo, apresentar denúncias e falar sobre requerimentos que incluem obras de manutenção pela cidade, melhorias na área de saúde, dentre outros. São eles: Rubens Uchôa (CIDADANIA), Moisemar Marinho (PDT), Pedro Cardoso   (DEM), Mauro Lacerda (PSB), Junior Brasão (PSB), Folha Filho(PATRIOTA), Professora Janad Valcari (PODE) e Rogério Freitas (MDB).

Publicidade

Últimas notícias

Brasil/Mundo6 horas atrás

Movimento Acorda Senado luta pela CPI da Covid e contra as decisões monocráticas do STF

Grupo pede um presidente isento para investigar a gestão da pandemia no país e faz outras reivindicações

Brasil/Mundo10 horas atrás

5 cuidados com a higiene bucal que a pandemia trouxe

Cuidando da saúde e fazendo isolamento social, usando máscara e álcool em gel é possível reduzir riscos de contágio

Brasil/Mundo12 horas atrás

Bolsonaro veta projeto que poderia prolongar o tempo de espera para adoção de crianças

Projeto dificultaria a adoção de crianças por prolongar as tentativas de reintegra-las em suas próprias famílias

Brasil/Mundo12 horas atrás

Mandetta pode ser o primeiro a ser ouvido na CPI da Covid-19

Aziz pretende convocar também todos os outros ministros que passaram pela Pasta

Brasil/Mundo24 horas atrás

STF: Bolsonaro cita André Mendonça como terrivelmente evangélico durante evento com pastores

O nome de André Mendonça ganha força como possível novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O que aconteceu hoje...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Plataforma oferece material gratuito com dicas para aulas remotas de educação física

Manter as aulas de Educação Física de forma virtual com a mesma motivação dos alunos nas aulas presenciais tem sido...

Brasil/Mundo1 dia atrás

Prefeitura de Viçosa (CE) entra na Justiça para transformar hotel em hospital de campanha

A juíza Anna Karolina Cordeiro assinou uma liminar impedindo que a Prefeitura cumpra o decreto de desapropriar o imóvel

Brasil/Mundo2 dias atrás

Deputados aprovam projeto que facilita gastos com pandemia; senadores devem confirmar

Os deputados federais aprovaram, em votação simbólica, o projeto de lei (PLN 2/2021) que permite a abertura de novos créditos...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Contra as “normas de gênero do cristianismo”, cantora Demi Lovato adota cabelo curto

Demi Louvado cresceu em lar cristão e hoje tem se mostrado cada vez mais distante da religião

Brasil/Mundo2 dias atrás

Conselho de Ética ouve testemunhas do processo contra Flordelis

Lucas disse que recebeu cartas pedindo para que ele assumisse a culpa para não prejudicar sua mãe adotiva

Publicidade