Conecte-se conosco

Tocantins

Wanderlei Barbosa participa de reunião de governadores com representante da ONU

O vice-governador avaliou positivamente o pedido de ajuda para enfrentamento da pandemia da Covid-19

Publicado

em

O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, classificou como positiva a reunião virtual do Fórum dos Governadores do Brasil com a secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina Mohamed. A reunião foi realizada no formato virtual na tarde desta sexta-feira, 16, com a participação dos governadores de todo País, e teve como objetivo solicitar ajuda humanitária no sentido de conseguir mais vacinas e medicamentos ao Brasil para o enfrentamento da pandemia. A reunião também contou com a participação do epidemiologista da Organização Mundial de Saúde (OMS), Bruce Aylward.

Wanderlei Barbosa avaliou que o pedido de ajuda foi bem recebido pelos representantes das duas entidades, que elogiaram o desprendimento dos gestores dos estados no enfrentamento da pandemia da Covid-19. “Recebemos respostas bastante animadoras, porque ambas as autoridades se preocupam muito com a realidade brasileira, que registra até quatro mil mortes diárias em virtude da Covid-19. Então, nós, do Governo do Tocantins, ficamos animados e pedimos ajuda dessas duas entidades importantes na mediação de crises no mundo”, pontuou o Vice-Governador.

Além do clamor humanitário à ONU para viabilizar a compra de mais vacinas e acelerar o processo de imunização, o Fórum de Governadores pediu esforços para mediação nas relações entre o Brasil e a China, para tentar antecipar a entrega suplementar de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), ainda no mês de abril. Foi pedindo também apoio para viabilizar a importação de 5 milhões de doses em abril e 3,1 milhão de doses em maio, da Coreia, Espanha, Itália ou de qualquer outro país produtor.

Os governadores pedem ajuda para que o IFA também chegue em dia para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que vem reduzindo o cronograma de entrega. No documento, os governadores solicitam que a ONU faça gestão com os Estados Unidos, acerca do estoque que não será usado no processo de vacinação americana, para que ele possa ser comprado ou emprestado ao Brasil. Os governadores querem, ainda, ajuda para obtenção de insumos hospitalares, como oxigênio e medicações que compõem o chamado kit intubação.

Amina Mohamed se mostrou preocupada com a situação do Brasil, mas elogiou a liderança dos governadores e a iniciativa de buscar ajuda para o enfrentamento da pandemia. “Não existe um papel mais importante que esses dos governadores para a resposta à Covid, e o meu compromisso com vocês é o de não medir esforços com outros países para ver a necessidade de redobrar a produção o mais rápido possível. Eu agradeço muito esse engajamento de todos vocês aqui conosco. Estamos à disposição e vamos fazer o possível para ajudar”, assegurou a secretária-geral adjunta da ONU.

Publicidade

Últimas notícias

Brasil/Mundo4 horas atrás

Tempestade de areia assusta moradores do interior de São Paulo

A tempestade de poeira chegou a municípios também de Minas Gerais próximos do estado paulista.

Brasil/Mundo4 horas atrás

Reações da vacina contra a Covid-19 faz tenista francês desistir da temporada: “Me arrependi de ter tomado”

Aos 34 anos, ficar afastado dos treinos e jogos pode fazer com que ele se aposente mais cedo do que...

Brasil/Mundo5 horas atrás

Bolsonaro e Michelle testam negativo para Covid-19

O presidente não está vacinado e a primeira-dama se vacinou durante viagem aos EUA

Brasil/Mundo6 horas atrás

Jotta A volta a chocar seguidores ao postar foto seminu

O cantor deixou o mercado gospel e tem recebido muitas críticas na sua primeira música secular

Brasil/Mundo7 horas atrás

Entidades de Direito Religioso comentam decisão de Barroso que impede a entrada de missionários em tribos indígenas isoladas

Na semana passada, o ministro Barroso aceitou parcialmente ao pedido feito pelo PT contra os missionários em tribos indígenas

Brasil/Mundo3 dias atrás

Frente Evangélica emite nota de repúdio à decisão de Barroso sobre missionários em terra indígenas

Nota critica a decisão e chama ação de "ideologia anticristã"

Brasil/Mundo3 dias atrás

Comissão especial conclui votação da reforma administrativa

Proposta seguirá para análise no Plenário da Câmara; para ser aprovada, são necessários dois turnos de votação

Brasil/Mundo3 dias atrás

Espanha: Partido Socialista quer prender grupos pró-vida que atuam na porta de clínicas de aborto

Clínicas abortistas pressionam o governo espanhol para tonar as ações pró-vida “um crime de obstrução ao direito ao aborto”

Brasil/Mundo3 dias atrás

Ministério da Saúde volta a recomendar vacinação de adolescentes sem comorbidades

A imunização deve ser feita somente com a vacina da Pfizer, a única autorizada no Brasil para esse público

Brasil/Mundo3 dias atrás

Barroso atende pedido do PT e proíbe entrada de missionários em terras indígenas

Decisão vale para novos grupos de missões que queiram entrar em aldeias isoladas durante a pandemia